Foto: Robson Maia
Instituição ajuda pacientes com câncer e tem apoio do município
Numa tarde marcada pelo clima de confraternização e alegria, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) realizou a sua festa de final de ano, na quarta-feira (9). Ao lado da primeira-dama, Márcia Moraes, também presidente da instituição, o prefeito Riverton Mussi cumprimentou todos os profissionais que fazem parte da ONG, pacientes e familiares que compareceram ao encontro.
- A confraternização de final do ano do Capo mostra o crescimento do trabalho da entidade e a referência que suas ações de suporte terapêutico e resgate da auto-estima se tornaram. Vejo que a presidente do Capo faz da instituição uma grande família e por isso os serviços funcionam tão bem. A humanização em trabalhos como psicoterapia, fisioterapia e atendimento terapêutico são fundamentais para os pacientes, comentou o prefeito, destacando a importância técnica e social do Capo, por meio da equipe multidisciplinar que trabalha na ONG e pelo trabalho de acompanhamento familiar.
A presidente Márcia Moraes deu as boas vindas a todos, e agradeceu a presença dos visitantes e pacientes. Emocionada, ela agradeceu em especial a parceria do prefeito Riverton Mussi Ramos; e do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, os grandes parceiros do Capo, que não medem esforços para ajudar a instituição. “Se não fosse estas parcerias, seria quase impossível a realização deste trabalho”, declarou ela, frisando que o Capo é uma missão que Deus lhe deu e que ela tem se empenhado ao máximo para cumprir esta missão da melhor forma possível.
Em um ambiente decorado com motivos natalinos, a coordenadora da instituição, Viviane Pinheiro, prestou uma significativa homenagem a Márcia, entregando-lhe um buquê de flores, como forma de demonstrar o agradecimento de todos os pacientes pelo seu carinho e amor. Em seguida, a coordenadora ressaltou o intenso trabalho desenvolvido pelo Capo neste ano que termina, acrescentando que, com muita dedicação, a instituição ganhou muitos avanços, que elevaram de maneira bastante expressiva a qualidade dos serviços prestados.
Prestando contas
Viviane fez uma restrospectiva das atividades de 2009, através de slides, lembrando as vitórias conquistadas no ano, destacando-se o Passe Social nos ônibus a todos os pacientes oncológicos do município concedido pela prefeitura; a aquisição do veículo Doblô, para transportar os pacientes assistidos pela instituição, resultado de campanha que sensibilizou a comunidade macaense; a visita de Márcia e da vice-prefeita Marilena Garcia ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), semana passada, quando estiveram reunidas com o diretor geral Luiz Antônio Santini Rodrigues; o professor de Hematologia da Faculdade de Medicina da UFF, Adelmo Daumas; visando fortalecer o trabalho para implantação de tratamento do câncer; entre outras significativas conquistas.
Viviane aproveitou para anunciar os projetos do Capo para 2010, onde se destacam os novos programas de Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Alongamento, Acupuntura, e o Grupo de Mulheres Mastectomizadas.
A tarde prosseguiu com a projeção de um vídeo, produzido pela publicitária Cláudia Tenório e pelo jornalista Malik Lazaro, mostrando aos presentes os serviços do Capo. Durante o clip, a chefe de Gabinete e presidente de honra do Capo, Elma Mussi, e o secretário Alex Moraes deram seus depoimentos sobre a instituição.
Os pacientes também manifestaram seus sentimentos ressaltando os benefícios prestados pela entidade, em especial o amor e o carinho que recebem. Eles surpreenderam com seus depoimentos, em especial no que diz respeito a evolução do tratamento, e o significado da instituição em suas vidas, capaz de abrir as portas da alegria, da esperança e da auto-estima. O fato é que muitos que entraram na instituição tristes e deprimidos, hoje dão uma lição de superação à doença.
Também estiveram presentes ao evento a presidente da Coordenadoria dos grupos de Terceira Idade, Margarida Mussi; o secretário de Assistência Social, Julinho do Aeroporto, e a secretária de Educação, Marilena Garcia. Ao final, após ser servido lanche, Márcia Moraes presenteou a todos os pacientes com uma sandália com a logomarca do Capo.