logo

Prefeito prestigia homenagem de crianças e adolescentes do Cras ao Dia das Mães

10/05/2013 19:28:00 - Jornalista: Fernanda Guerra

Foto: Flávio Sardou

As crianças e adolescentes participaram de recitais de poesias, apresentações de flauta e de canto

A arte como meio de expressão e fortalecimento dos vínculos familiares. A sensibilidade como forma de homenagem. Foi por meio da poesia, da música e de exposição de artes que as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Aeroporto, Botafogo, Nova Esperança, Barra e do polo Fronteira prestaram homenagem ao Dia das Mães.

Nesta quinta-feira (9), elas foram as estrelas de um evento especial realizado no auditório da Prefeitura e surpreenderam suas mães com apresentações artísticas marcadas pela emoção. A homenagem foi prestigiada pelo Prefeito, Dr. Aluízio, pela primeira-dama, Vera Ladeira, pelo Vice-Prefeito Danilo Funke e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro.

Aplaudidas a cada apresentação, as crianças e adolescentes participaram de recitais de poesias, apresentações de flauta e de canto e acompanharam as mães em uma “entrevista musical”, em que questões sobre o cotidiano eram respondidas com trechos de canções de sucesso de artistas como Roberto Carlos, Zezé Di Camargo e Luciano, Raul Seixas, Legião Urbana, Jota Quest e até de escolas de samba.

Foi com um misto de emoções que Eliane Souza de Lima acompanhou a apresentação da filha de 10 anos, no coral formado pelas crianças e adolescentes. “Foi uma surpresa muito emocionante. Foi muito lindo ver as crianças cantando com tanto carinho”, afirmou.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, o evento cumpriu o propósito de colaborar para a integração das famílias e de fortalecer os vínculos entre mães e filhos.

“O objetivo do Serviço de Convivência é fortalecer as família e atividades como essa são importantes para que mães e filhos se sintam mais seguros, mais amados. A arte mexe com a sensibilidade das crianças e, num mundo tão endurecido por conta da violência, ela é fundamental na promoção de sentimentos positivos”, disse.

Para o Prefeito, o trabalho desenvolvido pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência é um exemplo de que é possível transformar a realidade apesar das dificuldades.

“Agradeço aos profissionais, às crianças e às suas famílias por acreditarem que é possível fazer uma Macaé diferente e às mães pela coragem de enfrentar os desafios. Meu compromisso é trabalhar para possamos oferecer um Dia das Mães com mais médicos, professores, transporte, cultura, lazer e paz para que essa data, assim como o cotidiano da cidade, seja cada vez melhor”, afirmou.

Exposição revela talentos com releituras de obras de Romero Brito

O evento em homenagem ao Dia das Mães também marcou a abertura da exposição de telas do Projeto Romero Brito, que reúne releituras de obras do artista plástico – um dos mais renomados do cenário artístico brasileiro – e que foram desenvolvidas por crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Barra – Polo Fronteira.

Ao todo, são 45 telas, que retratam obras consagradas do artista, conhecido pelo uso de cores fortes e pelo estilo vibrante e alegre.

A exposição seguirá até o final de maio no saguão do Paço Municipal, localizado na Av. Presidente Sodré, 534, Centro.

Serviço visa garantir direitos e estimular a cidadania

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem por objetivo prevenir situações de risco por meio de atividades culturais – como música e artes plásticas – e de reforço escolar, oferecendo acesso as informações sobre direitos e participação cidadã e desenvolvendo a autoestima família e comunitária.

Atualmente, cerca de 250 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, integram o projeto, que é desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Serra, Aeroporto, Botafogo, Nova Esperança, Barra e polo Fronteira e acompanhado pela equipe técnica do Serviço de Proteção e atendimento integral à Família (PAIF).


Fotos Relacionadas