Após participar da reunião ampliada da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Guarulhos (SP), nesta segunda-feira (18), o prefeito Riverton Mussi afirmou que a expectativa para 2007 é estreitar os laços com o governo federal, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Espero um ótimo contato com o governo Lula”, destacou o prefeito. Uma das pautas da reunião dos chefes de executivos de todo o país foi a perspectiva das relações dos municípios com o governo federal.
A idéia de Riverton é manter as vistas técnicas em Brasília junto aos ministérios, como as visitas realizadas neste ano, para buscar parceria em investimentos para a cidade, como em infra-estrutura, saneamento e habitação. Em 2006, o prefeito se reuniu com vários ministros, entre eles, o titular da pasta das Cidades, Márcio Fortes. Após pedido do prefeito, o Ministério aprovou a verba de R$ 6,7 milhões para aplicação em programa de habitação em Macaé, que está sendo investido na execução do projeto social da Ilha Colônia Leocádia.
Outra pauta elaborada pela FNP, que tem o prefeito de Recife (PE), João Paulo Lima e Silva, como presidente, foi a discussão para a redução das tarifas de transporte público. Riverton explicou que os municípios querem determinar a diminuição do valor das tarifas, mas precisam do apoio do governo federal, por meio de lei, para que as empresas detentoras da concessão para exploração deste serviço tenham menor custo em combustíveis e em outros insumos.
A regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi outro assunto em pauta, além da 10ª Marcha de Prefeitos à Brasília em Defesa dos Municípios e da 1ª Conferência Nacional de Prefeitos.