logo

Prefeito recebe maior comenda do Rotary International

18/05/2005 18:15:05 - Jornalista: Marilene Carvalho

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, recebe nesta quinta-feira, 19, a maior honraria conferida pelo Rotary Club International, a comenda “Companheiro Paul Harris”. O título será conferido em reconhecimento ao apoio à XX Conferência Distrital em Macaé, que irá marcar os 100 anos de fundação da entidade. O evento irá acontecer no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, onde está sendo aguardada a presença de mais de 1000 rotarianos de diversos estados.

Cerimônia de abertura começa às 21h.
As conferências do Rotary Club International são realizadas anualmente, oferecendo aos associados a oportunidade de inteiração em diversos temas. Pela primeira vez estará acontecendo em Macaé, num momento importante para os rotarianos em que se comemora o primeiro centenário da entidade. De acordo com o governador regional do Rotary, Flavio de Mattos, a Macaé de hoje oferece boas condições para sediar o evento, desde o local da conferência à rede hoteleira, que está bem preparada para receber um grande número de visitantes. “Estamos muito satisfeitos com o apoio que estamos recebendo do ex-prefeito Silvio Lopes, e do prefeito Riverton Mussi, para a realização deste evento”, destacou Flavio Mattos.

O Rotary Club International é a ONG mais antiga do mundo. Fundada em 1905, na cidade de Chicago, EUA, a entidade nasceu em defesa da ordem pública, levantando a bandeira de luta contra a violência praticada pelos gangsters daquela época. Dois anos depois, a atuação dos primeiros voluntários estendeu-se ao trabalho comunitário, sem abdicar do objetivo original. Aos poucos o grupo foi ganhando força e expandiu-se para outras cidades americanas. A primeira fronteira desbravada pelos rotarianos foi o Canadá.

Em 1917 foi criada a Fundação Rotária, que hoje emprega mais de 70 milhões de dólares em projetos comunitários, desenvolvidos em 167 países. O primeiro Rotary Club do Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro. O país congrega atualmente 2.500 clubes e mais de 55 mil associados. O universo rotariano reúne 1,2 milhão de membros. Em Macaé o clube está presente há 67 anos.

A atuação do Rotary Club International abrange as diversas vertentes sociais, destacando-se as áreas de saúde e meio ambiente, juventude e infância. A contribuição da entidade se apresenta em forma de campanhas, doações de materiais e equipamentos, além da prestação de serviços à comunidade. Com a proposta de erradicar a poliomielite até o ano de 2005, o Rotary implementou em 1985 seu maior projeto – o Pólio Plus, doença que foi extinta no Brasil no ano de 1994. O novo desafio será acabar com o analfabetismo no mundo, missão que terá início no mês de julho deste ano com o lançamento de uma grande campanha. A largada para contribuir com esta meta foi dada este ano com a assinatura de protocolo no Ministério da Educação.