logo

Prefeito recebe visita da superintendente da Serla

07/03/2007 10:22:56 - Jornalista: Sílvio Campos

O prefeito Riverton Mussi recebeu a visita da superintendente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Marilene Ramos. Durante jantar na noite desta terça-feira, eles discutiram questões relacionadas a projetos de interesse do município de Macaé e que se encontram em andamento no órgão.

Segundo a superintendente da Serla, Macaé é um município complexo, pois apesar de dispor de recursos próprios para implementar seus projetos, tem problemas de cidade grande. “São ocupações aceleradas do solo, inundações em diversos pontos e também a ocupação irregular das margens dos rios. Outro assunto que nos chama a atenção é o controle da qualidade das águas dos mananciais. Precisamos colaborar no sentido de solucionar tudo isso”, afirmou Marilene Ramos.

Para o prefeito Riverton Mussi, o encontro com a superintendente da Serla marca o desejo das duas administrações em trabalharem juntas. Durante o jantar, foi discutido a busca de soluções para o problema da área da Lagoa de Imboassica. Segundo o prefeito, o município está reivindicando as licenças ambientais para a duplicação e urbanização da Rodovia Amaral Peixoto, na altura da lagoa.

Outro assunto discutido durante o encontro foi a situação da retirada das famílias da Ilha Colônia Leocádia. Riverton disse à superintendente da Serla que pretende construir casas ou indenizar as famílias que forem retiradas do local, porém tudo depende da concordância do órgão. O prefeito também falou sobre o controle dos níveis da bacia do Rio Macaé.

- Na época das chuvas, as localidades da periferia, como Nova Esperança e Colônia Leocádia, sofrem com os alagamentos. A prefeitura precisa das licenças ambientais para promover as ações necessárias nessas e em outras localidades atingidas pelas cheias. Esse encontro é justamente para isso, para encontrar soluções negociadas, destaca o prefeito Riverton.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, afirmou que foi uma reunião histórica. Para ele, a aproximação com um órgão técnico do governo do estado vem de encontro às necessidades de Macaé. Em relação à Lagoa de Imboassica, Fernando Marcelo disse que é fundamental que a Serla conceda o Plano de Alinhamento da Orla (PAO), sem o qual não se pode fazer nenhuma intervenção na área da lagoa.

Também participaram do encontro o secretário de Obras, Tadeu Campos, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, e o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato.