Cerca de 70 moradores do Aterrado do Imburo se reuniram, na noite de segunda-feira (11), com o prefeito Riverton Mussi (PSDB), na Praça Expedicionário José Rodrigues, para conversar sobre obras e investimentos prioritários para o local. Entre as reivindicações, eles pediram o asfaltamento da rua principal. O prefeito solicitou ao secretário de Obras, Tadeu Campos, para elaborar o projeto. A reunião foi realizada em parceria com a Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma).
- Vamos fazer o projeto do asfaltamento da rua principal do bairro, em um trecho de seis quilômetros, ligando o Aterrado do Imburo por asfalto, até o asfalto da estrada principal que vai para o Imburo – detalhou Tadeu Campos. Antes do asfaltamento, será implantada a infra-estrutura urbana do trecho. Os moradores pediram ao prefeito intervenção na municipalização do bairro, que é uma área do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do governo federal. Riverton disse que vai entrar em contato com o instituto para tentar resolver a situação.
Outra solicitação dos moradores foi a melhoria da iluminação do Aterrado do Imburo. “Vamos implantar um programa de modernização da iluminação pública com a troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade e o Aterrado está incluído neste projeto. Pelo novo funcionamento, todas as lâmpadas de 75 e 125 watts serão substituídas por lâmpadas de 150 e 400 watts“, afirmou o prefeito.
O novo sistema vai propiciar uma economia nas contas de energia na cidade de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, os temporizadores só vão acender na hora que escurecer com o sistema de foto-célula. O secretário de Obras acrescentou que a prefeitura aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para abrir a licitação para o programa, avaliado em cerca de R$ 12 milhões.
O reparo nas pontes de madeira do Aterrado do Imburo também foi pedido pelos moradores. O prefeito determinou que a secretaria de Obras (Semob) faça o levantamento e informou que o objetivo é trocar as pontes de madeira por outras de concreto armado ou de estrutura metálica. De imediato, a Semob vai fazer os reparos pontuais.
A construção de nova praça no bairro também foi discutida com os moradores. A idéia da prefeitura é construir uma praça e um campo de futebol na área central do Aterrado do Imburo. Os moradores pediram também a implantação de uma tela ao redor da lagoa, próxima ao colégio, que será instalada pela prefeitura. Saúde, transporte e educação foram outros assuntos debatidos entre o prefeito, os secretários e a comunidade.
O presidente da Associação de Moradores, Luciano Moura dos Santos, afirmou que a reunião foi importante para definir melhorias para o bairro e aprovou o projeto que leva, todas as segundas-feiras, o prefeito Riverton a um bairro diferente. “Esta discussão é fundamental para os serviços que precisamos. Os pontos abordados vão atender nossas reivindicações”, comentou Luciano.
Participaram da reunião, além de Tadeu Campos, o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, o assessor especial da Semob, Marcelo Mussi, o diretor de transportes da Mactran, Jaime Couto, o assessor especial da secretaria de Comunicação, Décio Braga e o presidente da Famma, Edson Dias.