Cerca de sessenta moradores do bairro Novo Paraíso compareceram na noite de segunda-feira (18), na reunião com o prefeito Riverton Mussi e parte do secretariado, na Creche Escola Municipal Novo Paraíso. O objetivo foi conversar com a comunidade sobre as necessidades do bairro e estreitar a relação entre poder público e os moradores.
- Todas as segundas-feiras, percorremos os bairros da cidade para discutir obras e projetos para as comunidades, ouvindo dos próprios moradores o que o bairro está precisando – destacou o prefeito. Os moradores solicitaram a troca do manilhamento das ruas Expedicionário Miguel Maroti Cabral e SV1 porque, segundo eles, quando chove, as vias ficam alagadas.
O prefeito solicitou o levantamento técnico pela secretaria de Obras (Semob) das ruas. Já foi realizado o estudo da Rua Expedicionário e em seguida será feito da SV1. “A equipe de técnicos da Semob vai elaborar o projeto que seja mais adequado para refazer o manilhamento”, disse.
A abertura da rua em frente à creche – pedido dos moradores – também será estudada. Já sobre o asfaltamento que a comunidade pediu, o secretário de Obras, Tadeu Campos, explicou que tem que ser avaliada a infra-estrutura urbana – rede de águas pluviais e de esgoto – antes de ser elaborado um projeto de pavimentação.
Uma novidade para o bairro é que o Novo Paraíso está incluído no projeto da troca de 15 mil pontos de luz dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, os temporizadores só vão acender na hora que escurecer com o sistema de foto-célula. Toda a capacidade de fiação será avaliada. “Trata-se de um eficiente modo de iluminação no qual vamos usar lâmpadas melhores e luminárias modernas”, detalhou Tadeu Campos.
O presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias, comentou que a visita do prefeito aos bairros é apoiada pela Famma, que todas as semanas faz o sorteio para ser escolhido o bairro a ser visitado. “Está repercutindo positivamente a presença do prefeito nos bairros nas segundas à noite. Acompanhado dos secretários, o prefeito ouve as reivindicações da comunidade e fala sobre seus projetos”, destacou Edson, ressaltando a importância da aproximação do poder público com a comunidade.
Também participaram da reunião o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, o diretor da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), Jaime Couto, o coordenador da Defesa Civil municipal, Erick Schueler, o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet e o vereador Fernando Gama.