Prefeito se reúne com representantes da sociedade civil do Sana

26/11/2014 15:32:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Flávio Sardou

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito com a sociedade civil organizada do Sana

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira (25), representantes da sociedade civil organizada do Sana. O objetivo de ouvir os moradores e apresentar as ações que a Prefeitura vem realizando para beneficiar as localidades. No encontro, foram colocadas as ações já realizadas no distrito, a partir de solicitações feitas na última Audiência Pública, como a melhoria do saneamento básico, a estrada Frade/Sana, entre outros assuntos.

Em relação ao saneamento básico, o prefeito disse que já foi dado o primeiro passo, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Sana e que outras ações virão, não só no Sana, mas em outros locais da serra, como a construção da ETE do Frade e estações de tratamento de água. Quanto a estrada Frade/Sana, que já é uma realidade, Dr. Aluízio explicou que o projeto é complexo porque a estrada atravessa uma área de preservação ambiental. “As ações já começaram no Cotovelo, trecho que vem sofrendo erosão. Vamos construir pontes, drenar e asfaltar a estrada até um trecho e depois usaremos paralelepípedos até o Sana”.

O prefeito reconheceu o destaque nas áreas de Saúde e Educação e foi enfático ao dizer que “para nós, o atendimento da saúde, com o Programa Estratégia Saúde da Família é excelente. Vamos colocar na comunidade mais uma van para atender a saúde e também aos moradores. Sabemos que o Sana vive duas realidades, a dos moradores e a do turismo. Nosso objetivo é que o distrito, importante para a economia macaense, tenha harmonia e, por isso, estamos sempre prontos a atender às reivindicações. Não só do Sana, mas de todo o interior macaense, pontuou.

Na ocasião, várias demandas foram apresentadas por Cristiano Peçanha Veiga, presidente da Associação de Moradores do Sana, tais como a construção de uma praça pública, em área próxima ao campo de futebol, sugestão aceita pelo prefeito, que se comprometeu a iniciar a obra em 2015. Outros assuntos tratados: a melhoria da segurança pública, uma nova imagem para o Sana, criando uma nova referência para a localidade, atenção urgente para as estradas vicinais do Sana, como a da Boa Alegria, um monitoramento mais efetivo nas áreas de cachoeiras.

Cristiano Veiga trouxe uma boa notícia em relação a eventos esportivos realizados na localidade e organizados pela associação, com o apoio da comunidade, como o Circuito Brasileiro de Corrida de Montanhas que aconteceu no último final de semana, trazendo ao distrito 320 atletas e grande movimentação turística. “Foi um grande evento, mas faltou apoio das secretarias”, disse Cristiano.

Dr. Aluizio colocou que é dever da prefeitura estar presente nas localidades, apoiando as manifestações. Disse que os grupos de Terceira Idade têm todo apoio do governo municipal e acrescentou que o município vai criar, no início de 2015, a Agência Municipal de Águas, com o objetivo de cuidar das nascentes e águas de Macaé, o que vai intensificar o cuidado com as cachoeiras, riquíssimo patrimônio turístico da região serrana.

Segundo o secretário de Cultura, Juliano Tanus Fonseca, presente na reunião, a cultura do Sana vivencia dois cenários, um de vanguarda e outro moderado e que as questões culturais vão receber, agora, toda atenção da prefeitura. Sobre o assunto, o prefeito autorizou a reabertura, a partir da próxima segunda-feira, do Espaço Cultural do Sana, fechado há três anos.

- Vamos reabrir agora esse espaço e conto com a comunidade para que isso aconteça, disse Dr. Aluízio, marcando para o dia 17 de dezembro, às 17h, uma reunião na quadra de esporte do Sana, com presença da Guarda Municipal, da Mobilidade Urbana, Postura, e da PM, para discutir as prioridades para o distrito. Encerrando o atendimento, Dr. Aluizio colocou, ”em relação às necessidades, tracem as estratégias, que a prefeitura vai buscar cumprir”.

Participaram da reunião representantes da Associação de Moradores do Sana e do Grupo Esperança de Terceira Idade local; da Feira de Interação Social, CriaSana; moradores de Boa Alegria; Cláudio Souza, coordenador da Terceira Idade do Município; Grupo de Terceira Idade Serra Verde do Frade e representantes da Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar de Macaé (Afam).


Fotos Relacionadas