O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta terça-feira (9), no gabinete, com os prefeitos de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte; Carapebus, Cristiane Cordeiro; Conceição de Macabu, Walmir Lessa; o vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista e o procurador geral de Rio das Ostras, Anderson Gonçalves. Na pauta, estratégia regional de combate ao Covid-19 e o desenvolvimento econômico regional.
- Nosso objetivo é fazer políticas públicas coordenadas entre os municípios para avançar no combate ao Covid-19 e no desenvolvimento econômico, com um dos focos no gás natural. A demanda do CTI tem crescido em Macaé, boa parte são pacientes de municípios vizinhos e é importante redobrar os cuidados em todas as cidades - comentou Welberth Rezende, acrescentando também a necessidade de discussões sobre saúde, segurança e transporte público. "Se a região se unir vamos avançar e chegar muito mais longe", completou.
Por iniciativa do prefeito, Macaé está pronta para aderir ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra o coronavírus. Os municípios da região também buscam entrar no consórcio. O Legislativo macaense vota na sexta-feira (12) o projeto de lei do Executivo 005/2021, que confirma a participação do município no consórcio. Após sua aprovação, terá autonomia administrativa para desenvolver suas atividades.
O prefeito de Conceição de Macabu, Valmir Lessa, pontuou que a expectativa é avançar após o encontro entre prefeitos, que vai formar as parcerias para as medidas em conjunto, inclusive a adesão ao consórcio da FNP. "A meta é a diminuição da circulação do vírus", frisou.
A prefeita de Carapebus, Cristiane Cordeiro, destacou que a união dos municípios para aquisição das vacinas visa acelerar o processo para minimizar o caos social e econômico que atinge toda a população brasileira.
O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, informou que editou decretos para restringir a circulação de pessoas. "O encontro com os prefeitos foi importante para endossar a união para acelerar a aquisição de vacinas", assinalou, observando que também tenta aderir ao consórcio da FNP.
Para o vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, a integração de municípios é o caminho para potencializar um trabalho em conjunto. "Trabalhando juntos teremos muito ganhos", ressaltou.
Assista aos vídeos:Prefeito de Macaé - Welberth RezendePrefeito de Casimiro de Abreu - Ramon GidaltePrefeita de Carapebus - Cristiane CordeiroPrefeito de Conceição de Macabu - Walmir Lessa