Prefeito visita comunidade do Lazaredo

30/06/2005 09:42:42 - Jornalista: Sérgio Lopes

O Morro do Lazaredo, no bairro Botafogo, vai ser atendido pela prefeitura com obras de reurbanização, que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O prefeito visitou o bairro nesta quarta-feira. Junto com ele, estavam os secretários municipais de Governo, André Braga; de Obras, Tadeu Campos e os presidentes do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDEC), Jorge Tavares Siqueira e da Fundação de Ação Social (FAS), Fernando Horta.

O prefeito foi conhecer de perto todos os aspectos da realidade vivida pelos moradores, atendendo a uma solicitação feita pela vereadora Maria Helena de Siqueira Salles (PSDB).

Segundo Maria Helena, algumas melhorias já foram feitas no local como reforma de alguns imóveis e a colocação de muro nas encostas dos morros. “Agora o prefeito vai entrar com aquele grande projeto que há muitos anos os moradores vinham desejando. Estamos otimistas. A comunidade do Morro Lazaredo, finalmente, vai ter uma nova condição de vida”, disse ela.

O prefeito e o secretário de Obras, Tadeu Campos, inspecionaram várias moradias, no intuito de avaliar a estrutura física das construções. De acordo com Riverton, existe um estudo para urbanização da área, mas, a melhor forma de garantir a segurança dos moradores é retirando-os do local, porque ele vai sofrer um grande impacto com as obras de melhorias. “Isso vai dificultar a permanência deles aqui”, garantiu.

O prefeito solicitou ao secretário de Obras e o assessor da secretaria de Serviços Públicos, Sérgio Bizo, que fizessem um estudo de viabilidade técnica para implantação de um projeto de reurbanização com estudo do solo para nivelamento da pista e a troca de manilhas dos esgotos para outra com diâmetro maior, evitando assim, os alagamentos das casas nos dias de chuva. Técnicos das secretarias avaliaram a readequação para a entrada do bairro, sendo identificada, a necessidade de um recuo para os motoristas na hora de fazer o contorno para sair do local.

Tadeu Campos informou que a Secretaria de Obras está terminando o mutirão de limpeza no Lagomar e já na próxima semana, os técnicos e o pessoal da engenharia realizarão a topografia fazendo levantamento da área e, também, junto com os técnicos da EMUSA que farão o cadastramento dos moradores para começar as ações imediatamente.

O prefeito citou que o objetivo é implantar logo esse projeto, através do programa Macaé Cidadão. “Vamos retirar os moradores daqui e iremos levá-los para as casas que estamos construindo no bairro da Ajuda e que serão entregues dentro de 90 dias”, concluiu.