logo

Prefeito visita obra de ampliação de Fábrica de Farinha

12/07/2006 18:34:47 - Jornalista: Janira Braga

SERRA DA CRUZ - Fomentar o agronegócio, criando condições de infra-estrutura, logística e sustentabilidade para o produtor rural ter renda e gerar emprego. Este é o objetivo do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ao intensificar as políticas públicas que vão aumentar a produtividade e o ganho do trabalhador agrícola, como a ampliação da Fábrica de Farinha da Serra da Cruz, coordenada pela Associação de Produtores da Serra da Cruz, na Região Serrana.

Em visita nesta quarta-feira (12) nas obras de reforma e ampliação do local, o prefeito, o presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), Francisco Alves Machado Neto, o Chico Machado e o secretário do Interior, George Jardim, vistoriaram os serviços, que vão permitir que a fábrica de beneficiamento de mandioca aumente a produção de farinha.

- Nosso objetivo é estimular a produtividade rural, gerando renda para os trabalhadores agrícolas e assim, criar mais empregos no campo – destacou o prefeito. A obra na fábrica de beneficiamento de mandioca está sendo feita pela prefeitura, após solicitação da Associação de Produtores da Serra da Cruz.

Riverton destacou que a logística é fundamental para garantir tanto a chegada da matéria-prima no local de beneficiamento – no caso, a mandioca -, quanto o escoamento da mercadoria – a farinha. “Por isso, substituímos quatro pontes de madeira por pontes de estrutura metálica na estrada de Trapiche a Serra da Cruz”, observou o prefeito, lembrando que a manutenção das estradas vicinais feita pelo governo é outro ponto que permite o escoamento da produção e facilidade no acesso.

De acordo com o presidente da Agrape, Chico Machado, com a reforma e a ampliação da fábrica, a prefeitura apóia o produtor rural e incentiva a produção de mandioca, tradicional na região. “Estamos fazendo o acompanhamento com engenheiro agrônomo e dando as condições necessárias para que a produção volte a crescer”, destacou Chico, comentando que um dos objetivos da Agrape é fixar o homem no campo com geração de trabalho e renda.

O presidente da Associação de Produtores da Serra da Cruz, Fernando de Moraes, acompanhou o prefeito e os secretários na visita e destacou a importância da ampliação da fábrica para os produtores rurais. “A reforma vai permitir maior volume no beneficiamento da mandioca, revigorando a atividade na Serra da Cruz”, ressaltou Fernando.

Para o secretário do Interior, George Jardim, a Fábrica de Farinha ampliada será um incentivo para o produtor rural passar a plantar mais porque terá retorno. “A prefeitura está criando meios para o trabalhador permanecer na terra, tanto no estímulo à produção, quanto na infra-estrutura necessária para a produção, como a construção das pontes e a manutenção das estradas vicinais”, disse, informando que cada ponte nova feita pela prefeitura tem capacidade de suportar de 90 a cem toneladas.

Jardim acrescentou que a manutenção das estradas inclui roçada, capina e intervenção para o escoamento de água pluvial, além da colocação periódica de material argiloso para compactação das estradas. As obras na Fábrica de Farinha incluem reforma geral e construção de novas salas.

Serra da Cruz terá Festa do Aipim

A mandioca de Serra da Cruz é tão famosa que até ganhou uma festa. Também chamada de aipim, a raiz é o motivo da tradicional Festa do Aipim de Serra da Cruz, que será realizada de 21 a 23 deste mês no distrito, com variedade musical, comidas típicas e cavalgada.

Outra novidade que o prefeito informou à Associação de Produtores da Serra da Cruz é a implantação da Fábrica de Beneficiamento de Banana na Serra da Cruz, que será transferida de Córrego do Ouro. A fábrica de banana ficará em anexo à fábrica de beneficiamento de mandioca.