Esta é mais uma obra que busca a integralidade dos serviços de saúde do município, que tem como prioridade a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o prefeito de Macaé Riverton Mussi durante uma visita técnica realizada nesta terça-feira (01), às obras de reforma e adaptação da nova Unidade de Emergência Pediátrica.
Com previsão de ser inaugurada no início do segundo semestre, as obras da unidade estão atendendo todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. “Nossa meta é oferecer um atendimento humanizado e resolutivo na área de pediatria”, ressaltou Riverton, acrescentando que o prédio foi cedido pelo governo do estado, onde funcionava o antigo Fórum.
Acompanhando o prefeito na visita, o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou que a Unidade de Emergência Pediátrica possuirá quatro enfermarias com um total de 28 leitos, sendo três para observação e dois para isolamento e sala de procedimentos invasivos. Também participaram da visita os secretários Executivo de Saúde, Paulo Seady, do Interior, Eduardo Jardim, e o vereador George Jardim.
As obras, que estão na fase de demolição para a adequação da estrutura física, contam com 20 funcionários. De acordo com o secretário, em duas semanas serão iniciadas as instalações hidráulicas e elétricas.
Luiz da Penha lembra que a atual Unidade de Emergência Pediátrica, que funciona num prédio da Liga Beneficente São João Batista, na Imbetiba, realiza uma média de 30 mil atendimentos por mês.
O prédio onde funcionará a nova Unidade conta com dois pavimentos de 380 metros quadrados cada um. Serão instalados dois elevadores no prédio, que facilitarão o acesso dos pacientes e funcionários com necessidades especiais.
A unidade também contará com salas de nebulização, imunização e curativos, posto de coleta, Raio X e setores administrativo e de apoio. Anexos ao prédio, serão construídos o refeitório, o lactário, a cozinha e a farmácia.