Vistoriando as obras do Projeto Lagomar nesta segunda-feira (16), o prefeito Riverton Mussi foi cumprimentado pelos moradores pelas melhorias que vem trazendo ao bairro, que hoje conta com quase trinta mil pessoas. O Lagomar recebe obras de infra-estrutura urbana, com saneamento básico e pavimentação das principais ruas.
Entre as avenidas visitadas por Riverton Mussi está a W5, uma das vias mais importantes da localidade e onde se concentram vários pontos comerciais e residências. Em grande parte da W5, que começa na W8, nas imediações do Terminal Lagomar, e termina próximo ao mar, com cerca de três quilômetros de extensão, foi concluído o manilhamento de águas pluviais e rede de esgoto. Agora, foi iniciada a compactação do solo para ser pavimentado. Os meios-fios também já foram colocados em parte da rua.
Segundo informações da secretaria executiva de Obras (Semob), as ações também acontecem nas ruas transversais à W5. A W8 está sendo pavimentada. Nas ruas W10, W12 e W14 foram concluídas as instalações das redes de drenagem e a pavimentação. Da avenida W5 para baixo, em direção ao canal Macaé/Campos, todas as ruas já foram concluídas. Da W5, em direção à praia, as obras da W14 estão em execução e estão prontas a W9 e a W12.
O prefeito Riverton Mussi disse que desejava inaugurar as obras das ruas concluídas no aniversário da cidade, mas houve um pequeno atraso devido às chuvas e outros percalços, adiando a inauguração para o final de agosto ou início de setembro.
- Vamos aguardar e, provavelmente, a inauguração ficará para a primeira semana de setembro, quando se festeja a independência do país. Aí faremos uma grande festa – disse Riverton. Sobre a situação das lagoas do bairro, importantes para a drenagem do Lagomar, o prefeito disse que há invasões em algumas áreas das lagoas, o Baixio da Grande Rã e a Lagoa dos Patos. “O que for lote e o proprietário comprovar com documentação, vamos desapropriar. Se for obra clandestina, será retirado, já que as lagoas têm papel importante para a drenagem do Lagomar”, ressaltou.
O subsecretário executivo de Obras, Mário Bucker, informou que as águas pluviais do Lagomar serão drenadas para o Canal Macaé/Campos e para o Baixo, situado nas imediações do início do bairro, ou para a Lagoa dos Patos, situada no prolongamento da W18 com a Avenida Atlântica. Em relação ao escoamento do esgoto do Lagomar, o subsecretário disse que o esgoto será lançado na ETE Engenho da Praia.
- A obra de ampliação da ETE Engenho da Praia já está licitada e as intervenções começam agora em agosto. Hoje, essa ETE tem capacidade para captar o esgoto de quatro mil moradores. Pelo projeto da ampliação que consta no bojo do orçamento do Projeto Lagomar, a ETE vai atender a todo o esgotamento do bairro. As ampliações serão construídas ao lado da ETE Engenho da Praia, só para atender aos moradores do Lagomar – disse Mário Bucker.
Também acompanhavam o prefeito na visita ao bairro, o subsecretário de de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira Cezar, os assessores Carlos Renato Mariano e Josimar , entre outros.
Moradores reconhecem as melhorias que obras trazem ao bairro
Amaro Alves Martins, residente no Lagomar há cinco anos e proprietário de açougue e mercearia na W5, diz que está gostando muito das obras. “Sofri muito aqui com poeira e lama. Hoje, as obras não estão ainda concluídas, mas a situação já é outra. Com essas ações, o Lagomar será um dos melhores bairros de Macaé. O prefeito está de parabéns”, disse.
Para Luiz Jorge Oliveira da Silva, o Neném, residente há dez anos no bairro, as obras trazem transtornos, mas mesmo assim a comunidade está satisfeita. “Passamos por algumas dificuldades com as obras, mas tudo isso passa, pelas melhorias que o bairro vem ganhando. Entendemos e apoiamos o prefeito Riverton Mussi, o único que olhou pelo Lagomar. Todos teremos qualidade de vida e o bairro vai crescer ainda mais”, explicou.
Haroldo Pinto Teles, deixou um pouco seus afazeres para procurar o prefeito e parabenizá-lo pelas obras. “Resido no Lagomar há algum tempo e também trabalho aqui. Quis cumprimentar o prefeito pelos benefícios que a prefeitura está trazendo ao bairro”, conclui o morador.
O Lagomar
Situado no Setor Administrativo 06, o bairro foi beneficiado com o Projeto Lagomar, com o objetivo de melhorar a vida de, aproximadamente, 30 mil moradores. As obras estão orçadas em 29 milhões de reais, com recursos já previstos no orçamento da prefeitura e estão divididas em duas fases, tendo como ponto de partida a construção das redes de escoamento pluvial e de esgoto e, em seguida, pavimentação das ruas, iluminação e diversas outras melhorias, como praças e áreas de lazer.