Foto: Flávio Sardou
Prefeito: 'Nossa prioridade é fazer com que nossos estudantes recebam uma Educação que ofereça cada vez mais qualidade'
Com o objetivo de verificar o andamento das obras e conferir os preparativos para receber os estudantes no segundo semestre, o Prefeito Dr. Aluízio percorreu nesta quinta-feira (18) seis escolas que estão em construção no município.
Acompanhado do secretário de Obras e Urbanismo, Marcus Túlio Abreu Aguiar, da subsecretária de Infraestrutura da Educação, Luciane Carneiro dos Santos Campos, e da coordenadora de Ensino Infantil, Ângela Veiga, Dr. Aluízio visitou as unidades escolares em construção nos bairros São José do Barreto, Cajueiros, São Marcos, Novo Horizonte, Lagomar e Horto, além da Escola Municipal Afonso Correa Sabino, na Vila Badejo, que foi inaugurada nesta quarta-feira (17).
As novas escolas, programadas para serem entregues ainda em 2013, vão permitir a criação de cerca de 900 vagas e ajudarão a melhorar a infraestrutura da rede municipal de Macaé, marcada há anos pela falta de manutenção e pelo sucateamento das unidades. A substituição de prédios que funcionam em espaços alugados e que não oferecem condições adequadas para aprendizagem também é um dos enfoques das obras.
Para atender a demanda no ensino infantil, que abrange crianças de 2 a 5 anos, e garantir condições apropriadas aos alunos e funcionários, três das novas escolas, nos bairros São José do Barreto, Cajueiros e Horto, deverão ser inauguradas até o final de julho, reforçando as vagas para o segundo semestre.
“Estamos ávidos por entregar as escolas porque entendemos a necessidade de melhorar a infraestrutura da rede municipal, que é um dos principais gargalos que temos na Educação. Não podemos permitir que nossos alunos e funcionários continuem sendo penalizados com espaços inadequados e que não oferecem as condições necessárias para um bom desenvolvimento escolar”, ressaltou Dr. Aluízio durante a visita.
Subsecretária de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Luciane destacou a importância das novas unidades para o planejamento pedagógico e para o dia a dia dos moradores dos bairros.
“A entrega dessas escolas segue a proposta do Prefeito de levar as escolas para perto da população, gerando um benefício direto para a população e para os estudantes, que ganham em qualidade e em segurança. Por estarem mais perto de casa, em seus próprios bairros e regiões, as escolas propiciam uma nova relação com a comunidade, que estimula o cuidado e a identificação com a unidade escolar”, explicou.
Ações integradas visam melhorar qualidade do ensino
Desde o início do ano, o Governo Municipal vem se empenhando em garantir melhores condições para funcionários e estudantes da rede municipal de Macaé. Para receber os alunos no primeiro semestre, todas as 105 escolas do município passaram por manutenção e 30 foram selecionadas para receberem reformas.
Além disso, a chegada do reforço de cerca de 450 profissionais concursados e que foram nomeados em julho (262 auxiliares de serviços gerais e 188 professores “A”), levará mais qualidade ao ensino com a recomposição das equipes nas escolas, que sofriam com a falta de professores e funcionários.
Ações como projetos de incentivo à leitura, capacitação de professores, reuniões periódicas com a comunidade a escolar, melhoria da merenda e parcerias para a realização de uma força-tarefa para combater a violência nas escolas também entraram em curso para fortalecer a Educação no município.
“Nosso trabalho é para que Macaé seja uma cidade melhor e somente se avança verdadeiramente através da Educação. Nossa prioridade é fazer com que nossos estudantes recebam uma Educação que ofereça cada vez mais qualidade e uma formação que os prepare para a busca de oportunidades e para o exercício da cidadania”, enfatizou o Prefeito.