logo

Prefeitura abre inscrições para curso Básico de Instrumentação

18/11/2005 23:16:00 - Jornalista: Sérgio Lopes

Buscando obter resultados iguais aos cursos anteriores, a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de municipal de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas até segunda-feira, dia 28, para o curso Básico de Instrumentação.

O Objetivo é fornecer informações básicas necessárias para os trabalhadores que iniciam nessa atividade, bem como, aprimorar os conhecimentos dos profissionais que já atuam nesse ramo, suprindo assim, as necessidades das empresas.

Devido às características específicas, o curso vem tendo uma grande procura. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 28 deste mês e, acontecerão das 8h às 17h com carga horária de 32h, de segunda à sexta-feira.

De acordo com o diretor financeiro do Instituto, Luiz Guilherme de Matos, os interessados devem se apressar, pois, as vagas são limitadas a apenas 12 participantes por turma. Em função disso, uma segunda turma já está sendo formada para a partir de 13 a 16 de dezembro. “O IMMT neste ano vem obtendo resultados positivos com suas atividades. Existe um aumento significativo de serviços, devido aos cursos ministrados no instituto, que tem sido bem absorvido pelo mercado. Estamos ampliando a grade com a instalação do curso de instrumentação”, comemora. Para quem quiser obter mais informações a respeito do curso, é só ligar (22) 2791-3871.

Segundo o técnico de Instrumentação do IMMT, Élvio Caetano, Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de fabricação, visando à otimização na eficiência desses processos.

Élvio cita que o uso de instrumentos visa à eficiência dos processos industriais, a obtenção de um produto de melhor qualidade com menor custo, menor tempo e com qualidade reduzida de mão de obra. “A utilização de instrumentos nos permite incrementar e controlar a qualidade do produto, aumentar a produção, o rendimento, fornecendo dados seguros da matéria prima e da quantidade produzida”, garante.

Uma das metas do governo municipal, na visão do secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, é promover a melhoria contínua dos trabalhadores macaense para que a qualidade dos produtos e serviços fornecidos em Macaé venha atender as necessidades das empresas da região. Para ele, hoje, a palavra eficiência envolve rendimento e qualidade, sendo este o desafio dos empresários. “Acreditamos que os alunos do curso de Instrumentação poderão usufruir os conteúdos aqui reunidos, obtendo noções básicas para se inserir no mercado de trabalho com conhecimento especializado e utilizando-os em suas atividades diárias, pelo que nos sentiremos plenamente recompensados”, concluiu.