A Prefeitura de Macaé está com inscrições abertas para o curso “Produção da Cidadania e Direito Humanos”, entre os dias 12 e 13 deste mês, a partir das 18h. O objetivo é apresentar a metodologia do programa de saúde mental Heterogênese Urbana, uma iniciativa que já é referência para a Fundação Oswaldo Cruz e universidades da Europa.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail hu.cursos@gmail.com. A capacitação é oferecida a todos os servidores da prefeitura e será realizada no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambien tal de Macaé (Nupem/UFRJ), localizado no Barreto. A proposta é que os participantes conheçam a diversidade da cidade. O Heterogênese Urbana é utilizado em áreas como educação e zonas de conflito urbano.
- Através de recursos simples, mas eficientes, o isolamento das cidades atuais é substituído por algumas horas em troca intensa de opiniões, afetos e experiências, produzindo ações que alteram a dinâmica da população envolvida, diz o professor Paulo de Tarso.
O curso vai apresentar uma introdução teórica à metodologia e aos seus possíveis campos. Além disso, será abordado todo o histórico, áreas e populações onde já foi utilizada e seus efeitos.