A prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, abre nesta quarta-feira, dia 23, as inscrições para o preenchimento de vagas, visando à implantação do projeto Guarda Sênior. O programa é direcionado, exclusivamente, para os idosos aposentados e com boas condições físicas para o trabalho.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Elaine Chança, o objetivo é reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho com o intuito de preencher a ociosidade surgida após anos de vida profissional. “Pensamos no bem-estar e numa qualidade de vida melhor para os idosos do município. A reinclusão dessas pessoas no mercado de trabalho é uma das maneiras de dar a alguns idosos a oportunidade de se sentirem úteis para a sociedade”, disse.
Os idosos, tanto homens quanto mulheres, interessados em participar do programa devem comparecer à quadra do Ypiranga Futebol Clube, no horário das 10h às 18h, portando os seguintes documentos com cópias autenticadas: comprovante de residência; carta de aposentadoria; carteira de identidade; CPF e duas fotos 3x4.
Segundo o Regimento Interno da Guarda, poderão se candidatar a alunos pessoas com qualquer grau de escolaridade, desde que seja aposentado. O documento informa ainda que cada aluno pode freqüentar as atividades em que estiver aptos, contanto que esteja em boas condições físicas.
A coordenadora falou que com esse novo projeto, a Guarda está dando a sua parcela de contribuição incentivando e apoiando os idosos no que for preciso. “O fato dos idosos estarem planejando novos rumos e novos caminhos, já o fazem sentirem-se atuantes”, analisa Elaine.
O programa está sendo implantado com o apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso. Será levado a todas as comunidades dos bairros e, na próxima segunda-feira, dia 28, vai estar na região serrana de Macaé.
Para o diretor-presidente da Guarda, Antônio Franco de Carvalho, o projeto “Guarda Sênior” tem como finalidade aproveitar as potencialidades e habilidades do idoso para atividade regular, viabilizando formas alternativas de participação, através do trabalho.
Ela cita que a administração municipal quer fazer cumprir, no âmbito do município, a política do Estatuto do Idoso. “A Guarda Municipal já está preparada para receber a contribuição dos idosos selecionados para servir a comunidade”, finalizou Antônio Franco.