A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, informou nesta quinta-feira (7) que estão asseguradas as vagas para estudantes em idade escolar obrigatória a partir dos quatro anos, em turmas até o 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após o início das aulas, dia 18 de fevereiro, todas as vagas que sobraram, ou seja, as vagas excedentes da pré-matrícula, e também as vagas cujos processos não foram devidamente finalizados pelos pais e responsáveis, serão disponibilizadas.
Os interessados deverão comparecer na secretaria de Educação, situada à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro, das 8 às 17 horas. Na ocasião, eles deverão levar certidão de nascimento e comprovante de transferência de escola com indicação da escolaridade.
Os responsáveis pelos estudantes das escolas municipais da Serra realizaram diretamente a pré-matrícula nas próprias unidades de ensino. Já os estudantes com necessidades educacionais especiais têm direito a matrícula em turmas regulares. Eles vão receber atendimento das equipes das salas multifuncionais e de órgãos especializados da Prefeitura ou conveniados.
O responsável que não efetuou a matrícula até terça-feira (5) perdeu a vaga reservada pelo processo de pré-matrícula. Para a realização da pré-matrícula, o Governo Municipal abriu os seguintes pontos de apoio: Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), na Rua Alfredo Backer, 363, no Centro; Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Doutor Télio Barreto, 28, e o Telecentro (ao lado da Fábrica da Cidadania), localizado na Rua Teixeira de Gouveia, 634. Além disso, os interessados em vagas nas escolas da rede municipal de Ensino também puderam realizar a pré-matrícula por meio do Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br).
Todos os diretores foram devidamente informados sobre os prazos da matrícula e pré-matrícula. Os candidatos que realizaram a pré-matrícula também fizeram parte de uma pesquisa de planejamento para melhor atender aos alunos. A pesquisa de intenção servirá como fonte de informação para abertura de novas escolas e turmas na rede municipal neste ano letivo.