logo

Prefeitura acelera obras no Novo Cavaleiros

24/04/2008 18:16:36 - Jornalista: Thales Coutinho

A prefeitura de Macaé continua as ações emergenciais no município depois das fortes chuvas que atingiram a cidade na semana passada. No bairro Novo Cavaleiros, as obras de instalação de novas galerias de concreto para facilitar o escoamento das águas pluviais estão aceleradas. A conclusão da primeira parte dos trabalhos tem data prevista para a próxima segunda-feira (28), permitindo a liberação do trânsito no local.

Trinta e duas galerias de concreto armado pré-moldado foram trazidas do Rio de Janeiro no domingo (20), para que a prefeitura iniciasse a obra de seção de drenagem no Novo Cavaleiros. O objetivo da obra no bairro é aumentar a vazão de água, que hoje estão estranguladas e reduzidas, já que os antigos canais não atendem mais à demanda.

A primeira etapa da obra começou com a abertura da pista da Amaral Peixoto, do pontilhão da Rede Ferroviária até o canteiro central avenida, no sentido Macaé-Rio das Ostras. Estão sendo instaladas galerias que medem 1,60 (largura) x 1,50 (altura) x 1,20 (comprimento) e serão colocadas uma ao lado da outra, totalizando 3,20m x 1,50m, aumentando a capacidade de vazão da água para seis metros quadrados.

Para o secretário de Obras, Mário Bucker, a obra atende uma necessidade que atenderá ao bairro nos próximos 20 anos.

– A rede antiga tem a seção de meio metro quadrado e com as obras passará para 4,8 metros quadrados, praticamente aumentando 10 vezes a vazão de água. Além disso, estamos aproveitando a rede existente que servirá como tubo camisa para passagem de esgoto, separando as redes de esgoto e água pluviais – explicou o secretário.

Os trabalhos incluem também a instalação de uma elevatória de 3,50 x 3,90 no canteiro central da pista, para reter a água. A água da chuva virá pela galeria até a elevatória, onde será bombeada par a Lagoa de Imboassica. Serão instaladas também caixas de areia no bairro do Novo Cavaleiros e no canteiro central da pista da Amaral Peixoto para evitar o entupimento das galerias.

As obras no Novo Cavaleiros fazem parte de dois importantes projetos da prefeitura de Macaé. O de despoluição da Lagoa de Imboassica e o de macrodrenagem do município. A assessoria da secretaria de Infra-Estrutura Urbana adiantou ainda que a prefeitura de Macaé já adquiriu cinco novas bombas grandes de sucção, de alta performance e oito bombas menores. A medida visa atender os bairros atingidos nos períodos de chuvas.