logo

Prefeitura acerta últimos detalhes para o Carnaval 2010

08/02/2010 16:23:44 - Jornalista: Claudia Massad

Foto: Cris Costa

Reunião foi realizada nesta segunda-feira

Arquibancadas para seis mil pessoas, novo local exclusivo para os desfiles das escolas de samba e bois pintadinhos e segurança para os foliões. A prefeitura de Macaé está acertando os últimos detalhes para o Carnaval 2010, que começa oficialmente na cidade nesta sexta-feira (12) com o tradicional Baile de Máscaras na Imbetiba. Em reunião nesta segunda-feira (8) com representantes de diversas secretarias, o prefeito Riverton Mussi alinhou todos os setores da prefeitura que estarão participando da festa.

- O carnaval deve ser de muita alegria e tranquilidade. Precisamos que todos estejam unidos para proporcionar à população dias de muita segurança em todos os setores. Nas praias, distritos da serra, centro da cidade, bairros, e na Cidade do Samba sempre pessoas ligadas à prefeitura para que tudo corra sem problemas. Queremos um carnaval sem incidentes e de muita paz, frisou o prefeito, que reforçou a parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar para garantir a segurança dos foliões.

Na reunião, Riverton falou sobre a estrutura da Cidade do Samba, espaço paralelo à Linha Verde, que está na reta final de obras. A estrutura, construída em parceria com a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), terá arquibancadas para seis mil pessoas e uma mini-rodoviária, facilitando o acesso de todos ao evento. Além disso, haverá estacionamento gratuito para 500 veículos.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, afirmou que é muito importante a parceria entre todos os setores municipais e de segurança pública para que o carnaval seja de tranquilidade no município.

- O Carnaval representa uma alegria para as pessoas, e todos têm o direito de diversão com segurança. Queremos um carnaval maravilhoso para todos, e com a parceria dos setores da prefeitura e da segurança pública do município com certeza teremos mais um evento com muita tranquilidade, observou Alex Moraes.

O presidente da Liecam, José Carlos Antônio, Dica, disse que a reunião desta segunda foi muito proveitosa porque mostrou o trabalho e as responsabilidades de cada setor. “A qualidade do Carnaval macaense melhora a cada ano, com apoio fundamental da prefeitura”, comentou Dica.

Segurança garantida

Durante a reunião, o secretário de Ordem Pública e diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco informou o efetivo da Guarda durante os dias de folia e falou sobre a parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e com as secretarias municipais.

- O efetivo montado para este Carnaval é superior ao dos outros anos. Até a quarta-feira de Cinzas, 200 agentes da Guarda estarão diariamente fazendo a segurança da cidade, principalmente no decorrer dos eventos na região serrana, Aeroporto, Linha Verde, Imbetiba e Cavaleiros, disse Antônio Franco.

Para garantir a ordem, autoridades de segurança pública do município, juntamente com a prefeitura, montaram um esquema de atuação integrada. A Guarda Municipal, o 32° Batalhão da Polícia Militar, a Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas e a Mobilidade Urbana/Mactran suspenderam as férias e dobraram o número de homens nas ruas do município.

A Polícia Militar e a Mobilidade Urbana/ Mactran vão realizar fiscalização no trânsito e nos veículos. O 32° Batalhão da Polícia Militar, que está com dois bafômetros, fará operação para inibir o consumo excessivo de álcool, além de intensificar o patrulhamento com motociclistas e quadriciclos.

Participaram da reunião desta segunda-feira representantes das secretarias de Governo, Defesa Civil, Saúde, Turismo, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana/ Mactran, Obras, além da Câmara Permanente de Gestão, Liga Independente das Escolas Independentes das Entidades (Liecam), Corpo de Bombeiros e 32º Batalhão da Polícia Militar.