logo

Prefeitura adquire cinco novas máquinas para a limpeza pública

25/03/2010 16:41:55 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

As retroescavadeiras são traçadas 4x4, modelo Case 580 M, e indicadas para a limpeza pública

A promoção do bem-estar da população em todos os segmentos tem sido o ponto-chave no governo do prefeito Riverton Mussi que, entre as competências, tem investido na limpeza pública nas áreas urbana e rural do município. Para oferecer um serviço com mais qualidade às pessoas, a prefeitura entregou cinco novas retroescavadeiras à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), num investimento total de R$ 957 mil.

O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, informou que as máquinas vão iniciar os serviços nos bairros e distritos já a partir da próxima segunda-feira (29). Segundo ele, as retroescavadeiras são traçadas 4x4, modelo Case 580 M, e indicadas para a limpeza pública porque foram projetadas para oferecer mais resultado, com maior capacidade produtiva, baixo consumo de combustível, motor com elevada vida útil, facilidade na manutenção e amplo suporte técnico.

Além disso, o secretário ressaltou que as retroescavadeiras adquiridas pela prefeitura contam com dispositivos que garantem segurança para os operadores, como proteção contra capotamento e contra a queda de materiais, obedecendo às normas nacionais de segurança.

De acordo ainda com George Jardim, as novas máquinas somam-se à frota da Semusp que recebeu da prefeitura no ano passado 12 caminhões, sendo seis trucks e seis tocos, uma pá-carregadeira, uma escavadeira hidráulica e uma motoniveladora Patrol.

- Essas máquinas foram compradas considerando o grande volume de lixos e entulhos que diariamente retiramos de canais, valões e das ruas da cidade, disse o secretário. Ele lembrou que no início deste mês, num só dia, as equipes da Semusp retiraram quatro caminhões carregados de sacolas plásticas, latas e garrafas no canal do bairro da Ajuda.

George Jardim destaca a importância da limpeza pública urbana para a população, uma vez que significa qualidade de vida.

- O lixo, entulhos, problemas de esgotamento, podem provocar problemas maléficos para a saúde das pessoas e do meio ambiente, além de causar mau-cheiro e deixar a cidade suja e feia. Para que Macaé não sofra com isto, o prefeito dá atenção especial à limpeza pública, com investimentos como este, das novas máquinas, para melhorar os serviços oferecidos e garantir qualidade de vida aos moradores.

Jardim lembrou que o serviço de limpeza começa dentro das casas das pessoas e no trabalho, e solicita que a população não jogue lixo nas vias públicas como ruas, terrenos baldios, canais, valões e rios.

A Semusp realiza diariamente, a partir das 7h, serviços de capinação nas ruas e calçadas e nas margens dos canais e valões, esgotamento sanitário de fossas sépticas, limpeza de praias, varrição e pintura de meio-fio, entre outros.