Foto: Kaná Manhães
Obras incluem recuperação do piso, reforço da estrutura de apoio ao telhado e ampliação dos banheiros.
As obras de reforma dos terminais Central e Cehab do Sistema Integrado de Transporte (SIT) estão em ritmo acelerado. A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, realiza a recuperação do piso, reforço da estrutura de apoio ao telhado, ampliação dos banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, recuperação de calhas de água pluvial, pintura, troca de mobílias e outros reparos. A expectativa é que as atividades sejam concluídas até setembro.
De acordo com o fiscal responsável pelas Obras, Rodrigo Golosov, o recapeamento do pátio de manobras dos ônibus acontece no próximo fim de semana, de sexta-feira a domingo. Nestes dias, o Terminal Central ficará inoperante para a finalização de mais uma etapa da obra. O objetivo da reforma é proporcionar segurança e bem-estar para cerca de 80 mil passageiros/dia que passam pelo principal terminal do Sistema Integrado de Transporte.
- Todo o projeto tem uma preocupação com a acessibilidade. Estamos construindo rampas e adaptando alguns espaços para atender os portadores necessidades especiais. Para a segurança dos usuários, isolamos as áreas onde acontecem as obras. Os problemas com goteiras durante as chuvas serão sanados, pois aumentaremos a vazão do escoamento de água nos telhados, disse Rodrigo.
Os serviços de reforma estão sendo executados em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana. Durante a interdição temporária do Terminal Central, uma estrutura provisória funcionará na Rua Manoel Joaquim Reis (próximo à garagem da Viação Macabu). As operações, iniciadas no último fim de semana, serão realizadas no feriado prolongado de aniversário da cidade, tendo em vista as férias escolares e a consequente redução do volume de passageiros/dia. Os usuários poderão contar com banheiros químicos, serviço de vigilância e controle de acesso por meio de roletas de dois coletivos.