A Prefeitura de Macaé alerta para a previsão de chuvas intensas até sábado (5), que podem ultrapassar os 150 mm. Para enfrentar o impacto das precipitações, a administração municipal mantém quatro mega bombas no Centro de Operações, capazes de drenar 22 mil litros de água por segundo. O prefeito Welberth Rezende acompanhou nesta sexta-feira (4) o trabalho de vigilância realizado no Centro de Monitoramento e Operações - CMO ao lado do secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
As bombas estão preparadas para operar 24 horas por dia e contam com um sistema de automação que as aciona automaticamente conforme o nível da chuva, sem necessidade de intervenção humana. A equipe de profissionais treinados também está disponível para garantir a eficácia do sistema.
Ao meio-dia, são registrados pontos de alagamento no Novo Horizonte; Centro; Glória; Campo D’oeste; Riviera Fluminense e São Marcos.
Segundo Joseferson de Jesus, secretário de Defesa Civil, a cidade pode enfrentar chuvas volumosas, com rajadas de vento e risco de raios. “`Áreas suscetíveis a alagamentos devem ser evitadas durante o período de precipitação. Moradores de áreas próximas a encostas e morros devem ficar atentos a possíveis sinais de instabilidade nas construções e no solo”, disse.
Durante o período de chuva intensa, também é recomendado que as pessoas busquem abrigo em locais seguros, longe de árvores ou estruturas que possam ser atingidas por ventos fortes.
A Secretaria de Mobilidade Urbana recomenda que os motoristas mantenham uma distância segura dos veículos à frente, especialmente em estradas molhadas. Além disso, reforça a importância de sempre usar o cinto de segurança. Além disso, é importante dirigir com os faróis acesos e reduzir a velocidade, já que a visibilidade pode ser prejudicada.
Em caso de emergência 24 horas, a população deve ligar para 199 ou pelo WhatsApp (22) 99103 4275.
Serviços Públicos - A Secretaria Municipal Adjunta de Serviços Públicos, responsável pela limpeza urbana, coleta de lixo, iluminação pública e manutenção de praças e jardins, alerta a população sobre a relação entre o descarte inadequado de lixo e os alagamentos. Em dias de chuva, o acúmulo de lixo nas ruas, arrastado pelas águas, pode entupir bueiros e galerias pluviais, agravando o problema.
A secretaria reforça a importância de descartar o lixo corretamente e somente no horário da coleta, para evitar transtornos e colaborar com a conservação da cidade.
Contatos Serviços Públicos:
- (22) 99288-5460 - Solicitação de limpeza de fossa e desobstrução da rede de esgoto.
- (22) 99208-6983 - Solicitação de demais demandas, denúncias e informações.