A Prefeitura de Macaé realizou, nesta segunda-feira (22), uma reunião de alinhamento para definir ações preventivas diante do aviso de pancadas de chuvas e rajadas de ventos divulgados pela Defesa Civil. O objetivo foi estabelecer o plano de contingência para o período de maior atenção, previsto entre esta segunda-feira (22) e terça-feira (23), quando a passagem de uma frente fria poderá provocar alterações significativas nas condições climáticas do município.
O encontro foi conduzido pelo prefeito em exercício, Dr. Fabiano Paschoal, que reforçou que a gestão municipal está mobilizada e preparada para responder a qualquer ocorrência. “O governo está pronto para atuar diante dos perigos que as chuvas fortes podem ocasionar”, afirmou, destacando que a atuação de forma preventiva e planejada é essencial para minimizar os possíveis impactos e transtornos causados.
A aproximação da frente fria, que pode provocar ventos fortes, com rajadas intensas, além de chuvas volumosas, estimadas entre 60 e 100 milímetros ao longo do dia.
“As informações são baseadas em dados do Instituto Nacional de Meteorologia e da Marinha. Essa condição climática adversa pode causar alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos. Por isso, a nossa recomendação é para que todos procurem um local seguro e evitem, em caso de ocorrências, áreas alagadas. Quem mora em áreas de risco de deslizamento também deve procurar abrigo em outros locais “, ressalta o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
Em caso de necessidade, a orientação é que os órgãos competentes sejam acionados, seja o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil, através do 192 ou pelo WhatsApp: (22) 99913-34275.
Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Educação, Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social, além da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Município de Macaé, a Agersan.