logo

Prefeitura amplia ações de saneamento básico

03/05/2013 12:00:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura promove ações de saneamento, atendendo as demandas, tanto na cidade, quanto na região serrana. O objetivo é ampliar o saneamento básico, uma das prioridades para a administração, para que, em quatro anos, Macaé esteja totalmente saneada, com as Estações de Tratamento de Esgoto em pleno funcionamento, preservando os mananciais do lançamento de esgoto in natura e garantindo melhor qualidade de vida aos moradores e visitantes.

Além do tratamento de esgoto, a Prefeitura, com o trabalho da Empresa Pública Municipal de Água e Esgoto (ESANE), direciona esforços para tratar a água dos distritos da região serrana, que não recebem tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae).

No segundo distrito, Córrego do Ouro, após a limpeza, a Estação de Tratamento de Água funciona de maneira mais eficaz, conforme laudos das análises de água. O monitoramento é feito três vezes por semana.

No dia 30 de abril, uma equipe da ESANE foi ao Sana com o objetivo de resolver problemas referentes ao soprador da Estação de Tratamento de Esgoto. Foi verificado que o mal funcionamento do soprador está relacionado ao desgaste do equipamento e com a manutenção, a equipe verificou que os rolamentos estavam com pouca lubrificação.

Foi realizada também a revisão do quadro elétrico pela equipe técnica. O soprador foi desacoplado para manutenção, o que inclui troca das peças, para posterior retorno já no início da próxima semana.

Segundo informações da ESANE, a Estação de Tratamento de Esgoto do Lagomar (ETE) continua em análise e a Empresa de Saneamento e Água aguarda o relatório de condicionamento. Assim que o laudo for concluído pelos técnicos, a Estação poderá entrar em funcionamento, colhendo e tratando todo o esgoto da localidade. O objetivo é para que isso ocorra ainda neste primeiro semestre, beneficiando os mais de trinta mil moradores do Lagomar.