Após as obras de reforma e adaptação da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da secretaria Especial de Saúde, foi iniciada esta semana a montagem dos equipamentos dos consultórios. De acordo com o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, o Centro oferecerá atendimento 24 horas e atendimento em diversas especialidades.
Paulo lembrou que a unidade foi adquirida pelo governo municipal em 2006 e faz parte da meta de redução de custos instituída pelo prefeito Riverton Mussi. “O objetivo do prefeito é fazer com que as unidades de saúde que estão em prédios locados passem a ter sede própria, e assim reduzir os custos do município com aluguéis”, frisou.
Além de quatro consultórios, sendo um para atendimento aos portadores de necessidades especiais, o CEO contará com um centro de esterilização, laboratório de prótese e oficina de recuperação, manutenção e reforma de equipamentos. A previsão é de que sejam atendidas uma média de 200 pessoas por dia e sejam confeccionadas 50 próteses por mês.
Atualmente a referência no atendimento odontológico 24 horas é Pronto Socorro Odontológico 24 horas, situado na Rua Euzébio de Queiroz, próximo ao edifício 10 andares e que será desativo. “Iremos transferir os serviços e criar outros, os pacientes e profissionais ficarão melhor acomodados com esta nova estrutura”, garante Paulo Seady.
O secretário acrescentou que os equipamentos que compõem os consultórios foram doados pelo Ministério da Saúde, através do programa Brasil Sorridente. “Agora vamos buscar junto ao Governo Federal incentivo financeiro que irá contribuir para a manutenção do CEO”, disse.
O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressalta que as obras foram feitas dentro dos padrões da NBR 9050/04, que possibilita o acesso aos serviços às pessoas portadoras de necessidades especiais. “A previsão é de que o Centro de Especialidades Odontológicas seja inaugurado no primeiro trimestre de 2008”, afirmou.
A nova unidade do Centro de Especialidades Odontológicas fica localizada na rua Antero Perlingeiro, no Centro. O CEO possuirá as especialidades de clínica geral, endontontia, periodontia, endocanal, odontopediatria, prótese, cirurgia oral menor e estomatologia.
Luiz da Penha informou que a rede municipal de saúde possui 44 unidades odontológicas, sendo 11 nas unidades do Programa Saúde da Família e uma móvel com dois consultórios.
Parcerias – Outra parceria dos governos Municipal e Federal é a implantação da Farmácia do Brasil. A farmácia será instalada no bairro Cajueiros, numa área adquirida pela prefeitura, onde funcionará em anexo a nova sede do PSF do bairro, que atualmente funciona em um imóvel alugado.