Prefeitura anuncia 15 cursos de qualificação profissional

30/08/2022 19:21:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Nesta terça-feira (30), foram certificados 450 formandos em curso dentro e fora da área do petróleo

A Prefeitura de Macaé vai abrir 15 cursos de qualificação profissional no edital que sairá no início de setembro. O anúncio foi feito durante a entrega de 450 certificados nesta terça-feira (30), no paço municipal, para a turma que se formou em cursos presenciais e a distância.

“Estamos trabalhando para Macaé ser uma cidade cada vez mais forte e trazer oportunidades para a população. O município criou 12.133 vagas de emprego no ano passado, de acordo com dados do Caged do governo federal”, citou o prefeito, sustentando que luta para amenizar a obrigatoriedade da experiência de dois anos para o trabalhador embarcar.

Segundo o prefeito, o objetivo é que os cursos da prefeitura nos próximos contratos sejam válidos como período de experiência dentro das vagas do arranjo produtivo do petróleo e gás. “Vamos manter a qualidade dos cursos da Secretaria de Qualificação e o padrão de excelência, que são fundamentais para valer como experiência”, observou.

Welberth exaltou que a economia reaquecida vai injetar mais oportunidades para o trabalhador. “São várias empresas em todas as áreas da economia e estamos entregando os cursos que o mercado busca”, assinalou.

A formanda em gerenciamento de resíduos, Mariana de Almeida, de 34 anos, afirmou que a capacitação foi importante para que ela desempenhe funções profissionais, habilidades e se destaque no mercado. “Pretendo começar a atuar em breve”, prosperou.

O secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, ressaltou que a meta é preparar a população para todos os investimentos públicos e privados que o município está recebendo. “Estamos nos preparando para o edital com cursos para o mercado offshore”, frisou.

Qualificação profissional injeta profissionais capacitados

Representando os professores, Gabriel Mendes pontuou que Macaé é “a cidade que se preocupa com todos” e investe em cursos gratuitos de qualificação profissional. “Não deixem de sonhar e ter gratidão pela vida, pela cidade que estamos. Descubram uma profissão pela qual vocês possam se apaixonar, busquem o desenvolvimento pessoal através do conhecimento, isso, consequentemente, os ajudarão a progredir profissionalmente”, mencionou.

Ariane Medeiros, formanda em auxiliar administrativa, foi a oradora em nome do corpo discente e salientou que as aulas agregarão técnicas nas carreiras profissionais dos formandos. “A conquista real de um objetivo se inicia com nossa capacidade de sonhar, mesmo que o caminho possa ser longo. Hoje comemoramos o encerramento de mais um ciclo, posso ver no rosto de cada um a dedicação e persistência”, comentou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Deise Frota, as aulas cujos alunos se formaram nesta terça-feira foram promovidas de maio ao final de agosto. “Somente através da qualificação profissional vamos ver a cidade crescer”, completou.

Os cursos com certificados entregues hoje foram: taifeiro, barbeiro, eletricista predial de baixa tensão, análise de risco, auxiliar administrativo, comunicação e oratória para mídias sociais, empreendedorismo e marketing digital, gerenciamento de resíduos, tutoria ead em ambiente moodle, cuidador de idoso, introdução ao pacote office, inglês básico, homem de área, NR 09 e auxiliar de recursos humanos.

A Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio faz parte da Secretaria de Educação.


Fotos Relacionadas