logo

Prefeitura anuncia capacitação para agentes no Dia da Autoridade de Trânsito

24/09/2015 12:07:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Rui Porto Filho

Promoção da humanização do trânsito é abordada

No Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, a Prefeitura de Macaé resolveu presentear os agentes com uma grande capacitação visando a melhoria de sua atuação diária. O anúncio foi feito durante a confraternização em comemoração à data, realizada no Auditório do Paço Municipal, na quarta-feira (23). Além desta novidade, uma série de homenagens foi feita aos profissionais que, inclusive, tiveram a oportunidade de assistir palestras com temas ligados, em especial, à promoção da humanização do trânsito na cidade.

No primeiro momento do encontro, o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, parabenizou toda equipe pelo trabalho realizado para garantir o bom convívio nas vias públicas. "Esta categoria é diferenciada, já que os agentes são muito exigidos e não podem trabalhar com o erro. Isso porque, quando a autoridade de trânsito não se faz presente, o que acaba prevalecendo na cidade é a desordem, já que, infelizmente, ainda temos que conviver com motoristas que não respeitam as leis de trânsito. E quando a mobilidade não funciona, a vida de todos é afetada. Daí a importância que o agente de trânsito tem, pois é ele que acaba sendo a imagem da prefeitura para a cidade", elogiou.

Capacitação – Já o segundo momento foi reservado ao anúncio da nova formação pela qual os agentes de trânsito passarão. Trata-se do curso de Capacitação dos Agentes da Autoridade de Trânsito, que visa aprimorar os serviços executados por eles e funcionará como marco inicial para capacitações regulares. A formação tem previsão de realização nos meses de março, abril, maio e junho de 2016 e abordará temas como Legislação de Trânsito; Fiscalização de Trânsito; Engenharia e Operação de Trânsito e Comportamento do Agente e Técnicas Operacionais.

- Sentimos a necessidade de uniformizar comportamentos e procedimentos. Daí surgiu a proposta da formação continuada dos agente e padronização das operações. Assim vamos falar de educação no trânsito para os usuários da via, mas também para os agentes. O agente de trânsito precisa passar a ser visto pela população como a autoridade que cuida do bem estar e da segurança das pessoas e da cidade, e não como a autoridade que somente pune. Esta capacitação é, na verdade, um dos maiores legados que podemos deixar, porque conhecimento é algo que fica para sempre, explicou Evandro Esteves.

Como um dos presentes pelo seu dia, os agentes de trânsito passaram por uma aula inaugural durante o evento, quando os especialistas em trânsito, José Onildo Truppel e Fernanda Neves Batista, ministraram a palestra “Agentes de Trânsito e a Segurança Viária” e falaram sobre o tema “Empatia: agentes de trânsito e usuários da via”.

- Os agentes de trânsito estão mais próximos do cidadão e representam o próprio município na rua. A abordagem, o contato, a conversa com o cidadão é importante para que a população veja que ele está trabalhando em prol da coletividade, por um ambiente de paz e controle social - finalizou o major da Polícia Militar de Santa Catarina, especialista em segurança pública e em direito e gestão de trânsito, José Onildo Truppel.


Fotos Relacionadas