O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, visitou, nesta sexta-feira (5), as instalações do Parque de Exposições Latiff Mussi, no Barreto, e o Horto Municipal, no Imburo. A proposta é revitalizar os espaços públicos e impulsionar as ações realizadas pela Secretaria de Agroeconomia, um dos pilares do desenvolvimento econômico do município.
Além de mudas nativas para reflorestamento, no Horto Municipal são produzidas mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais, medicinais e hortaliças, que são doadas à comunidade e a pequenos produtores.
"O Horto é um espaço altamente produtivo e capaz de proporcionar programas de Educação Ambiental. Queremos um horto vivo, com atividades educativas, brincadeiras e entretenimento", destacou o prefeito, que ainda pontuou a elaboração de um projeto de revitalização do parque de Exposições.
O prefeito também abordou a ampliação das ações de incentivo às pequenas propriedades rurais e assentamentos, a reabertura do Centro de Econômico de Abastecimento (Ceasa) e o incentivo a venda da merenda escolar, já que Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da agricultura familiar.
"Nosso objetivo é ampliar a atuação da Secretaria de Agroeconomia nas pequenas propriedades rurais, que hoje inclui aplicação de calcário, orientação técnica e apoio logístico com maquinário agrícola antes e após a colheita. Com isso, eles terão condições de produzir cada vez mais e, dessa forma, vender mais", afirmou o Secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha.
Reabertura do Ceasa
Para que o município possa fazer as adequações para reabertura do Ceasa, a Secretaria de Agroeconomia está realizando um levantamento da atual situação documental da unidade. Simultaneamente, foi solicitado à Secretaria de Obras a elaboração e adequação do projeto para reforma do Ceasa.
Assista ao vídeo.