Foto: Maurício Porão
Feirinha da Ampra será realizada nesta quarta-feira, das 18h às 22h
Um incentivo ao empreendedorismo e ao lazer. Moradores do Parque Aeroporto e visitantes têm mais um opção para gastronomia e artesanato. Toda quarta-feira, das 18h às 22h, a Associação de Moradores do bairro, com apoio da Prefeitura de Macaé, promove a Feirinha da Ampra com uma variedade no cardápio, além de show musical. O objetivo é gerar renda complementar ou total para as famílias que expõem seus produtos e, ainda, oferecer um espaço para a diversão.
Cerca de 20 pequenos empreendedores participam da feirinha. São caldos, tortas, salgados, além de vários objetos para decoração. Para obter uma renda complementar, Carla Cristina Xavier participa há cinco anos de iniciativas como essa. A Feirinha da Ampra agora é mais uma opção para ela. “Comecei com batata recheada e, atualmente, já sirvo também yakisoba e tortas salgadas e doces. A ideia surgiu pela necessidade de contribuir com a renda familiar”, frisou Carla.
Para a comerciante Renata Gaspar, 41 anos, a opção de lazer às quartas-feiras agradou. “Moro aqui no bairro Aeroporto e ainda não conhecia essa feirinha. Trouxe minha filha e funcionária para conhecerem. Os produtos são diversificados, sendo uma boa oportunidade para o lazer”, disse.
Já a dona de casa Elisângela Cavichini de Souza, 38 anos, foi atraída pela música e resolveu entrar no espaço. “Estava saindo da academia e resolvi experimentar os caldos. Está tudo ótimo”, avaliou.
O presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Ampra), Luiz Cláudio Gondat Paes, afirmou que a parceria com a prefeitura está proporcionando mais desenvolvimento para a feira. “Começamos com a feira há dois meses e já estamos obtendo um resultado positivo, tanto por partes dos pequenos empreendedores, assim como nas avaliações dos visitantes. A prefeitura está nos dando total apoio na estrutura e divulgação”, ressaltou.
Governo orienta pequenos empreendedores na Praça da Ampra
E para quem deseja empreender, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) realiza atendimento às segundas-feiras, das 9h às 16h, na Praça da Ampra, mesmo local da feirinha. Representantes do órgão incentivam pessoas que estão na informalidade à formalização no Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, para desenvolver seus negócios, o governo também orienta sobre a parceria com a Caixa Econômica Federal para o Microcrédito Produtivo Orientado, que abre linha de crédito aos pequenos empreendedores. Este mês, um deles já foi contemplado e quatro novas solicitações de microcrédito já estão em análise e deverão ser concedidas nos próximos dias.
A linha de crédito disponibilizada para os microempreendedores será de até R$ 4 mil para a primeira vez que o microempreendedor realizar a solicitação. Os juros serão de até 5% ao ano e o pagamento poderá ser feito em até 12 vezes, sendo a primeira parcela no mês seguinte à liberação do crédito. Os interessados podem procurar a sede do Fumdec, que fica na Avenida Agenor Caldas, 261, Imbetiba, ou se inscrever pelo site: http://www.fumdecmacae.rj.gov.br.