logo

Prefeitura apreende pássaros silvestres na Aroeira

11/03/2008 15:19:38 - Jornalista: Samanta Fernandes

A secretaria executiva de Meio Ambiente de Macaé apreendeu 31 pássaros silvestres na manhã desta terça-feira (11) no bairro Aroeira. Com base em denúncias anônimas feitas pela população, a equipe, composta por fiscais de meio ambiente da Secretaria e guardas ambientais, apreendeu também armadilhas, gaiolas, ferramentas para confecção de gaiolas, caixa para transporte, alpiste e potes para água.

- A secretaria recebe há mais de quatro meses denúncias de moradores alertando sobre pássaros silvestres mantidos em cativeiro e sem a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Hoje fomos verificar uma das denúncias e apreendemos 10 pássaros em uma casa. Ainda durante a ronda pelo bairro, descobrimos na última casa vistoriada 16 pássaros, caixas e materiais para construir gaiolas e armadilhas – disse o fiscal de Meio Ambiente, Fernando Barreto.

Na casa denunciada, foram apreendidos cinco pássaros da espécie Pixanxão, três Coleiros (ou papa-capim), um Trinca-ferro e um Curió. Na outra apreensão, foram três Melros, três Trinca-ferros, nove Pixanxões e um Canário-da-terra. No local, havia ainda caixas para transporte de pássaros. Nas outras casas visitadas a fiscalização apreendeu canários da terra e coleiros. Os animais apreendidos foram encaminhadas ao veterinário da secretaria para avaliar seu estado físico.

A pessoa que deseja manter pássaros silvestres em casa, precisa de uma autorização do Ibama e das notas fiscais de compra, além do material necessário para manter o pássaro em boas condições. Após a avaliação, os pássaros com boa saúde serão devolvidos ao habitat natural, em uma reserva na região serrana. Os que não forem liberados passarão por uma reabilitação, já que depois de engaiolados perdem o “instinto de sobrevivência” e se tornam mansos, o que os incapacita de se defenderem. Os interessados em denunciar pássaros silvestres presos de maneira ilegal devem ligar para a secretaria de meio ambiente, pelo telefone 2762-4802.