logo

Prefeitura apresenta novas equipes de futsal

23/01/2007 11:41:25 - Jornalista: Catarina Brust

Uma equipe de alto rendimento que conquiste títulos e que chegue no mesmo patamar do vôlei feminino, terceiro colocado na Super Liga Nacional de 2005/06. Essa é a meta do projeto ambicioso que a prefeitura, através da Fundação Macaé de Esportes (Fesporte) e o Macaé Sports, querem conquistar para o futsal macaense.

Para isso, foram apresentados nesta segunda-feira (22), as novas equipes do Futsal masculino profissional e juvenil para a temporada de 2007. O novo time adulto tem como base vários jogadores do Banespa, entre eles o fixo-ala Vandré (tri-campeão da Liga Nacional) e PC, ala-pivô (bi-campeão paulista Juvenil).

A nova equipe começou a ser formada no início de janeiro, com a contratação do técnico paulista Antônio Carlos Guimarães, o Tuca, ex-técnico do Banespa e vice-campeão brasileiro em 2005. O objetivo da equipe é a disputa do Estadual e da Liga Nacional de Futsal em 2007, que está prevista para começar no dia 02 de abril. A equipe macaense vai ser patrocinada pela empresa paulista Casa das Guias.

- Foi fundamental essa parceria para podermos viabilizar o projeto, já que para formar e manter uma equipe competitiva no cenário nacional o custo é muito alto. Queremos transformar o futsal numa equipe de alto rendimento, no carro-chefe da Fesporte, assim como já acontece com o vôlei feminino. Temos também mais um projeto que é o Macaé Para Olímpico (basquete de cadeirante), que nos orgulha muito, observou o presidente da Fesporte, Alex Moraes.

- O elenco é nivelado, bastante equilibrado. Nesta segunda-feira (22), já começamos os exames médicos e amanhã (terça) faremos os testes cardiológicos, e já na quarta iniciaremos os treinos físicos, técnicos e táticos. Faremos o primeiro amistoso provavelmente no dia 10 e, o segundo, no dia 17, sábado de carnaval pela manhã, explicou o técnico Tuca.

O novo técnico do Macaé Sports observou também que a contratação do jogador Vandré, de 35 anos, é importante pela sua experiência: “Ele é bem experiente e vai ocupar uma lacuna que precisava ser preenchida em termos de experiência. O PC também fez uma temporada fantástica em 2006. Dez clubes da Liga fizeram propostas para ele. Ele é um jogador extremamente valorizado, uma jóia rara no futsal brasileiro”.

Para o presidente do Macaé Sports, Rogério Maciel de Oliveira, o Rogerinho, a equipe foi escolhida a dedo. “Tivemos tempo para montar uma equipe juvenil e uma equipe profissional mais forte ainda”, explicou.

Aos 22 anos, o ala pivô PC, lembrou que é muito mais fácil jogar numa equipe com um grupo que já se conhece e jogou junto no Banespa. “Já estamos interados e temos uma amizade boa. Já conheço o Tuca e financeiramente a proposta também foi muito boa, Esperamos conquistar bons resultados na Liga e chegar pelo menos entre os quatro. No Estadual vamos brigar pelo título”, disse o jogador.

Com sua experiência, o carioca Vandré, está feliz por poder jogar de novo em seu estado. O fixo-ala, jogou em 2000 e 2001 pelo Flamengo, depois na Espanha. Durante cinco anos permaneceu no Rio Grande do Sul jogando pelo Inter/Ulbra (1996) e Ulbra (onde foi campeão pela Liga Nacional em 98 e 2003). Foi bi-campeão paulista em 2004 e 2005, pelo Banespa, com o técnico Tuca.

- Voltar para casa é sempre bom, ainda mais com esse plantel formado aqui. Queremos fazer bons jogos e conquistar títulos com certeza. Não podemos pensar diferente pelo investimento que foi feito e a equipe que foi formada, avalia o jogador.

A nova equipe do futsal masculino profissional é formada por: Ton (Banespa, campeão paulista 06), P. Vitor (Santos e Ferraz Vasconcelos), Higuita (Vasco e Cabo Frio), Vandré (Inter/Ulbra, Seleção Brasileira e bicampeão paulista e gaúcho), Bahia (São Paulo, Banespa, campeão paulista 06), Márcio (Pinhalense), Chico (Joinville, Malwee, tricampeão paulista 04, 05 e 06), Ale (Banespa, Corinthians, bicampeão paulista), PC (São Caetano, bicampeão Paulista Juvenil 04/05), Paulo Viana (Ulbra, Minas), Marcelinho (Joinville, Ulbra, campeão catarinense 03), Danilo ( Hebraica, Banespa, vice-campeão Mundial, bicampeão paulista 05, 06), Robson (Corinthians, bicampeão gaúcho 05, 06), Daniel (Malwee, Minas, campeão mineiro 06) e Caio (Malwee, vice-campeão da Liga Nacional 06, campeão Superliga 06 e vice-campeão Mundial de Clubes 06).

Juvenil – A equipe do Macaé Sports Futsal juvenil também terá seu trabalho reforçado. “Dentro do projeto como um todo, estaremos dando seqüência ao nosso trabalho, desenvolvendo os atletas e reforçando o empenho para obter bons resultados no Campeonato Carioca (em março) e no Estadual (agosto)”, explicou o professor de educação física e técnico da equipe sub-20, Maurício Ibrahim Miranda.