Foto: Maurício Porão
Proposta é transformar o espaço em um ponto de referência
Procurando aproximar a população dos espaços públicos, oferecendo serviços que proporcionem o bem estar e a melhora da qualidade de vida, o governo municipal reuniu no Centro de Convivência do Idoso, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
Durante a reunião, foram apresentados os projetos do governo que funcionam no espaço e que podem ser usufruídos por toda a comunidade. De acordo com o governo, a proposta é transformar o espaço em um ponto de referência que promova a integração de toda a população de diversas idades.
Construído no bairro da Ajuda de Baixo, o Centro oferece diferentes tipos de ações para a terceira idade e a comunidade em geral, incluindo cursos, atividades recreativas e atendimento médico. Ao todo, são 2.793 metros quadrados de área construída em um terreno de cerca de nove mil metros quadrados.
A população encontra os atendimentos oferecidos pela subsecretaria do Idoso, como oficina de memória com aulas de leitura e escrita; e cursos, palestras e atendimentos sociais. Além disso, são oferecidos os serviços dos Correios Comunitários e um núcleo da Biblioteca Pública da Fundação Macaé de Cultura. Também são oferecidas atividades físicas coordenadas pelo Cemeaes e encontros de grupos da 3ª idade.
A secretaria de Saúde oferece atendimentos médicos e odontológicos para os idosos. Já a Guarda Municipal montou uma base operacional que visa manter efetivo suficiente para garantir a segurança da população, bem como dos prédios públicos, como escolas, postos de saúde e outros. As pessoas podem contar com as bases da Guarda para fazer denúncia e também sugestão a fim de melhorar o serviço de segurança no município.
O governo destaca ainda que a proposta é transformar o espaço em um polo de integração de diversas gerações, colaborando com o envelhecimento saudável da população. O Centro do Idoso oferece toda infraestrutura para os usuários, com salas para atendimento médico e cursos diversos, além de auditório para 120 pessoas, academia de ginástica, capela, pista para caminhada, estacionamento, praça de alimentação, área administrativa, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, restaurante e lanchonete.