O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, assinam, nesta sexta-feira (5), convênio com a Petrobras para o Programa de Criança. A assinatura do convênio, que será firmado também com os municípios de Carapebus, Casimiro de Abreu e Quissamã, acontece às 10h, na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, na Imbetiba. De acordo com a secretária de Educação, a assinatura do convênio vai possibilitar que mais escolas passem a funcionar no período de horário integral.
O programa, que vai atender cerca de duas mil crianças nos quatro municípios, tem como principal objetivo garantir à criança o direito de segurança alimentar, saúde, educação e cultura. O programa propõe melhorar o aprendizado, por meio de vivência pedagógica, desporto, informática, música, dança, arte, entre outros. Os trabalhos são ministrados de forma extracurricular às atividades escolares.
Pelo convênio, à Petrobras cabe a operacionalização do programa. As prefeituras vão dispor o espaço físico, alimentação e o transporte, quando necessário. O convênio foi proposto aos municípios de abrangência da Petrobras na Bacia de Campos e por motivos internos, algumas prefeituras optaram por não aderir pela parceria com a empresa neste momento.
De acordo com a coordenadora do Petrobras Programa de Criança na Bacia de Campos, Rosidea Viana da Silva, o programa desenvolve a formação cidadã nas crianças e as mantêm afastadas da opção pelas ruas. Segundo ela, as atividades vão iniciar ainda este ano.
O Petrobras Programa de Criança atende alunos matriculados na rede municipal de ensino com idade entre sete e 14 anos que vivam em situação de risco social. O programa acontece no município de Macaé desde 1987 e em Campos dos Goytacazes desde 2004. Entre as atividades já realizadas destacam-se: trabalhos artesanais, peças teatrais e apresentações musicais.