logo

Prefeitura busca agilizar drenagem para Imboassica

18/08/2010 11:26:09 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Objetivo da prefeitura é garantir escoamento da água pluvial do Parque de Tubos e Imboassica

A prefeitura de Macaé tenta agilizar as ações do maior programa de drenagem já realizado no município, o Água Limpa, no bairro Imboassica. Reunião entre representantes de empresas do Parque de Tubos, das concessionárias de gás e telefonia, e da prefeitura, nesta terça-feira (17) na Cameron, definiu que as concessionárias vão informar as interferências de tubulações para ser verificado o impacto na obra das tubulações das concessionárias. A Cedae é aguardada para participar do grupo de estudo.

- Além das informações das concessionárias, aguardamos resposta do DER para iniciar a obra que visa acabar com os alagamentos no Parque de Tubos – destacou o secretário de Obras, Tadeu Campos, se referindo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro.

O assessor especial da secretaria de Obras, José Roberto Araújo, explicou que caso haja necessidade, serão promovidos remanejamentos das tubulações das concessionárias. O gerente de produção e engenharia do Consórcio CBPO-Zadar – o consórcio ganhou a licitação para a obra de macrodrenagem do município – Edilson Ferreira, representou o grupo na reunião.

O secretário de Obras explicou que as obras de drenagem vão atingir a bacia hidrográfica de Imboassica, desde a pedreira Jundiá até o condomínio industrial Osep. “Serão instaladas travessias de rede de água pluvial em três pontos entre o posto de gasolina e o terminal de ônibus Parque de Tubos”, informou, lembrando que na primeira etapa serão construídas as travessias e em uma segunda etapa a obra vai avançar para dentro do bairro.

As travessias de rede de água pluvial irão medir 5 metros de largura por 1,5 metro de altura, o que vai evitar alagamentos no bairro e nas entradas das firmas. A vazão poderá chegar a dez vezes mais do que a de hoje, com escoamento de 20 mil metros cúbicos por segundo no somatório das três travessias – cada travessia terá 1,5 mil metros lineares. A água pluvial captada será enviada para a Lagoa de Imboassica. Será instalada separadamente a nova rede de esgoto do bairro e em outra etapa, está prevista a pavimentação das ruas no entorno das firmas. A obra vai beneficiar os moradores de Imboassica e as firmas.