logo

Prefeitura capacita mais 180 adolescentes do Programa Nova Vida

28/06/2019 19:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Integrantes do Nova Vida conhecem Cidade Universitária

Dentro do trabalho da Prefeitura de Macaé de fomentar políticas públicas para a infância e a juventude, 180 jovens, entre 14 e 17 anos, do Programa Nova Vida, participaram de mais uma etapa do curso de formação oferecido pela Prefeitura de Macaé, na tarde desta sexta-feira (28), no auditório Claudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. São jovens matriculados no Ensino Médio que, em breve, poderão estar cursando uma faculdade e ficaram atentos à palestra ministrada pelo secretário adjunto municipal de Ensino Superior, Márcio Magini, que apresentou a Cidade Universitária com os 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação oferecidos, gratuitamente, pela FeMASS, UFF e UFRJ.

Eles também conheceram um pouco da Educação integrada que a prefeitura oferece, da Educação Básica ao Ensino Superior e como sempre serem cidadãos de bons valores.

"A universidade está aqui para vocês, faz parte da vida de cada um. Este é o momento de aproveitarem a oportunidade que a prefeitura está lhes dando. É importante se juntarem a pessoas que queiram coisas boas para vocês e estudarem sempre porque o conhecimento é o único caminho para uma vida de qualidade. Não há outro e vocês devem usar o cérebro da melhor forma", definiu o secretário.

Magini falou também do projeto “Casa do Estudante Educa” que oferece, de forma voluntária e gratuita, monitoria de diversas disciplinas aos alunos do município, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, como reforço no processo de ensino e aprendizagem e aos cidadãos em geral interessados em fazer concursos como o Enem. O trabalho de monitoria é feito pelos universitários contemplados com moradia estudantil oferecida pela prefeitura, por meio de seleção pública, no antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba.

Os adolescentes do Nova Vida vão desfilar no aniversário de Macaé, em 29 de julho, e já estão se preparando para este momento que faz parte da história da cidade. “Estou gostando muito do programa, tem sido importante na minha vida porque estou aprendendo muitas coisas e tendo oportunidade de levar esses ensinamentos para a minha vida e a minha família”, disse Tales da Silva Ribeiro, 14 anos, morador no bairro Lagomar, um dos que participaram da formação nesta sexta.

O coordenador do Nova Vida, Douglas Fontes, falou da importância do curso na vida desses jovens.

"Mensalmente, eles assistem a palestras com motivação profissional e pessoal e, dessa forma, descobrem que é possível chegar à universidade e que o Nova Vida existe para que o futuro deles seja o melhor", destacou Fontes.

Ele disse que os jovens também fazem cursos práticos como de Robótica, em parceria com o Laboratório Inovar e Aprender, da Secretaria Municipal de Educação, e outros. Já assistiram à palestra sobre Sonhos e Perspectivas, com a assistente social Elaine Antunes que falou sobre como construírem os projetos de vida.

Conheça o programa

Atualmente, o Nova Vida tem 379 adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses e receberá mais 121 jovens na próxima semana, totalizando 500 meninos e meninas aprovados em processo seletivo realizado no fim do ano passado. O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Ensino Superior.

Os jovens exercem atividades de 20 horas semanais em secretarias municipais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feiras, em horário compatível à frequência deles na escola regular, e recebem, por mês, meio salário mínimo nacional. Para participar, os adolescentes precisam estar com boas notas comprovadas na escola e ter frequência escolar satisfatória.


Fotos Relacionadas