logo

Prefeitura capacita servidores para atuação em embarcações

28/11/2013 16:16:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Guga Malheiros

O curso tem como objetivo qualificar os alunos para tripular e conduzir pequenas embarcações

Por solicitação da Prefeitura de Macaé, a Marinha do Brasil oferece essa semana o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) aos servidores municipais de órgãos que se utilizam barcos para suas atividades.

O treinamento tem a proposta de aprimorar as atividades de gerenciamento costeiro, realizadas pela Secretaria de Ambiente. E também as ações de proteção e salvamento realizadas pela Defesa Civil e Guarda Ambiental, capacitando servidores públicos para atuação em atividades marítimas, proporcionando a qualificação para efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas tanto ao mar quanto aos rios pertencentes ao município.

Foram 23 inscritos, entre servidores da Secretaria de Ambiente, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Nupem/UFRJ, Guarda Ambiental e Defesa Civil Municipal.

O curso, realizado através da Capitania dos Portos em Macaé, é voltado para qualificar o aluno para tripular embarcações ou conduzir pequenas embarcações, de até 6m de comprimento, de Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil (MB). “As embarcações pertencentes a órgãos públicos devem estar registradas na Capitania dos Portos e seus tripulantes e condutores devidamente habilitados, de acordo com a categoria da embarcação. O curso ETSP é para habilitar essas pessoas”, explicou Sávio Magaldi, coordenador Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente.

Uma disciplina foi "Conhecimento Gerais", que aconteceu no Nupem/UFRJ e abordou a nomenclatura da embarcação, legislação, manobra da embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, comunicações, estabilidade, meteorologia, navegação, motor propulsor.

A outra foi "Aula Prática a Bordo de Embarcação", que aconteceu no Iate Clube de Macaé. A formatura será nesta sexta-feira (29), às 8h, na Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé.

O aluno será considerado aprovado no curso se obtiver média igual ou superior a 5 e tiver a participação mínima exigida. Os participantes aprovados receberão uma carteira de habilitação, expedida pelo OE, conforme modelo estabelecido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e o Certificado de Conclusão de curso, modelo DPC-1034.