logo

Prefeitura captura 23 animais de grande porte

29/11/2013 17:17:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Animais foram apreendidos em vários pontos da cidade.

A Secretaria de Saúde de Macaé fez, nesta sexta-feira (29), a apreensão de 23 animais de grande porte. Devido ao número recorde de captura em um único dia, foi preciso pedir reforço de viaturas da Polícia Rodoviária Estadual. Este ano, a Prefeitura já recolheu aproximadamente 200 animais entre equinos, bovinos e suínos que se encontravam em vias públicas.

A operação aconteceu, após várias denúncias de animais soltos nas vias. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ramon Bouças, as denúncias vieram de vários pontos da cidade, porém a equipe não esperava capturar tantos animais. O trabalho do CCZ conta com a parceria do Curral Associado de Itambi.

Ramon ressalta que uma das hipóteses para tantos animais soltos nas ruas pode ser decorrente das chuvas dos últimos dias, o que provocou a saída dos cavalos a procura de alimento. “Estes animais podem ter rompido as cercas onde estavam ou foram soltos por alguém. É importante lembrar, que estes animais nas vias públicas podem causar acidentes graves”.

Os animais foram capturados em vários pontos da cidae: seis em Imboassica, seis na Linha Azul, três na Virgem Santa, dois em Cabiúnas, dois no São Marcos, um no Novo Cavaleiros, um na Barra, um na Linha Verde e um próximo ao HPM(Hospital Público Municipal). Os donos dos animais têm até sete dias para comparecer na sede do Curral Associado de Itambi, localizado no município de Itaboraí. Além do pagamento de multa no valor de R$ 150 e diária de R$ 30, o proprietário, se não comparecer neste período, terá o seu animal encaminhado para cautela e posteriormente para leilão.

A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas, como cavalos, vacas e bois, através dos telefones (22) 2772-6461 ou 2796-1186. O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados.