logo

Prefeitura começa obras do Projeto Lagomar

31/03/2006 15:00:54 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras (Semob) iniciou esta semana a implantação do canteiro de obras, no bairro Lagomar, o primeiro passo para começar o Projeto Lagomar, que vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas que residem hoje no bairro que cresce a cada dia. O obra está orçada em R$ 29 milhões.

O Lagomar é o primeiro projeto de infra-estrutura total da prefeitura de Macaé direcionado a um bairro, com obras de saneamento básico e urbanização previstas. O bairro ganhará redes de águas pluviais e de esgoto, pavimentação e iluminação e diversas outras melhorias.

Na sexta-feira, 30, o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, esteve no local e informou que na próxima semana o escritório do canteiro de obras já estará instalado e começará a ser contratada a mão-de-obra para trabalhar no projeto. Segundo ele, durante o decorrer das obras, o Projeto Lagomar vai gerar de 150 a 200 empregos diretos, com mão-de-obra preferencialmente macaense.

“Indiretamente o projeto também beneficiará o bairro, incrementando o comércio local”, comentou. O ponto de partida para o projeto Lagomar é a área localizada na rua que margeia a Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do canal Macaé/Campos, considerado o Setor 1, onde já está sendo medido o nível do canal, para definir a cota para construção das rede de águas pluviais e de esgoto e, posteriormente, a pavimentação das ruas. Medido o nível, a Semob iniciará a construção das redes pluviais e de esgoto, inicialmente na avenida principal e depois nas que deságuam nela (W1, W3 e outras).

Serão construídas no bairro elevatórias para facilitar o escoamento das águas em direção ao canal Macaé/Campos e, informa o secretário, a secretaria estuda a possibilidade de passar as tubulações margeando o canal e fazer o escoamento na ETE do Engenho da Praia, que será ampliada para receber esse impacto. “Isso visa minimizar os custos, centralizando a manutenção”, disse.

Os números mostram porque o projeto Lagomar está sendo considerado um mega-projeto: na primeira fase, só com manilhamento de águas pluviais e esgoto serão empregados mais de 50 quilômetros de manilhas. O projeto Lagomar prevê a pavimentação de 25 a 30 quilômetros de ruas.

Sobre a pavimentação das ruas do Lagomar, a Semob informa que as principais ruas serão asfaltadas e nas demais serão usados paralelepípedos, mantendo a absorção natural do terreno (em grande parte arenoso) para controlar o nível do lençol freático.

Para evitar que, após o início das obras, as ruas já com as redes de esgotamento pluvial e de esgoto prontas e pavimentadas sejam mexidas para instalação das redes de água (Cedae) energia elétrica (Ampla) e gás (Ceg), a Semob já contatou essa empresas para que iniciem também o trabalho no Lagomar. Segundo a Semob, a Ceg e a Cedae já se manifestaram e devem também iniciar a instalação de suas redes agora.