logo

Prefeitura começa revitalização de Estações de Tratamento de Esgoto

21/09/2021 16:37:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Serviço visa a melhoria da qualidade de vida da população

Importante ação para melhoria das condições de saúde pública e qualidade de vida da população, o saneamento básico é uma das prioridades da Prefeitura de Macaé. Nesta perspectiva, a Secretaria Adjunta de Saneamento iniciou o trabalho de revitalização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

De acordo com o Secretário Adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, os trabalhos de reparo e manutenção das estações do Hospital Público de Macaé (HPM) e do Barreto foram concluídos. "Após todas as intervenções necessárias, estamos com equipes de manutenção e supervisão para que a qualquer intercorrência física da estação ou nos equipamentos, o serviço de correção seja imediato", frisou.

Ricardo acrescentou que a Secretaria Adjunta de Saneamento também conta com um laboratório de análises, credenciado pelo Inmetro, que faz o monitoramento periódico dos efluentes tratados pelas estações. "Este processo é importante para o controle do que será jogado no corpo receptor", disse.

Ações

Na ETE do HPM, que tem capacidade de tratamento de cinco litros por segundo, foram corrigidos alguns vazamentos, como também colocação de grades, pintura e reparo de equipamentos. "O espaço foi todo revitalizado e seguro, pois sem o gradeamento das caixas, corria o risco de algum animal ou alguma pessoa cair", explicou.

Já na Estação de Tratamento de Esgoto do Barreto, o trabalho exigiu uma força-tarefa, com limpeza da área, capina e pintura. Os equipamentos passaram por manutenção com utilização de fibra, outros precisaram de reparos e trocas. A ETE Barreto, que trata 20 litros de esgoto por segundo, atende todo o entorno do bairro, inclusive os condomínios da MRV.

Segundo Ricardo, as próximas intervenções serão nas estações de Glicério e Sana. A equipe está aguardando a chegada dos novos equipamentos para a troca. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados no mês de outubro.

A Secretaria Adjunta de Saneamento também é responsável por operar 16 elevatórias, que fazem o bombeamento para as estações.


Fotos Relacionadas