Foto: Flávio Sardou
A festa aconteceu no Centro de Convivência do Idoso no bairro da Ajuda de Baixo
O compromisso de fortalecer a política pública em favor dos idosos e o agradecimento pelo exemplo de vida que a terceira idade dá à sociedade formou o tom da fala do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, na festa de comemoração aos 11 anos de publicação do Estatuto do Idoso. O evento promovido pela Subsecretaria do Idoso, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, ocorreu, na tarde desta quarta-feira (1°), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda de Baixo, e reuniu mais de 200 idosos.
- Somos gratos pelo exemplo de vida que vocês nos dão, sobretudo, pela vontade de ser feliz, de zelar por suas vidas e de se aproximar de Deus. Só se consegue encontrar alguma coisa positiva quando nos encontramos com o outro. Vocês são professores do amor, coração que ama, cuida. Temos a experiência no nosso dia a dia de ver muita gente triste. Vocês são alegres. Continuem assim com essa alegria. Que a gente busque ser sempre o caminho para que possamos ser felizes -, registrou Dr. Aluízio.
A festa em comemoração à existência do Estatuto do Idoso acontece em prosseguimento à “Semana do Idoso” que já vem oferecendo serviços. Houve concurso de dança e distribuição de prêmios, além de um coquetel aos presentes. Para animar a tarde, a cantora de forró, pernambucana Márcia Lima (teclado e voz) abriu seu repertório com músicas inéditas, seguida pelo cantor Lian Costa que levantou a plateia idosa com o estilo sertanejo.
O ganhador do primeiro lugar no concurso de dança, Clodomir Veneroso, de 83 anos, que não parou de dançar por mais de duas horas, falou da premiação. “Estou feliz com esse concurso de dança. Isso prova que meu físico ainda é forte”, disse sorrindo. Já Maria Helena Henriques, de 59 anos, disse que gostou do incentivo que Dr. Aluízio deu à terceira idade. “Ele deu incentivo para a gente viver mais e melhor, pois envelhecer não é problema desde que seja alegre, com saúde, diversão e lazer”, ressaltou.
Durante o evento, a Subsecretaria do Idoso, o Conselho do Idoso (Conim) e a parceria de outros Órgãos Públicos apresentaram aos idosos uma tarde de serviços, tais como: Beleza (corte e penteado), enfermagem e fisioterapia, massagem, auriculoterapia, atividade física, música, apresentação cultural infantil e encaminhamentos jurídicos. Os serviços contaram com a parceria da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), Cemeas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Nova Esperança e Universidade Estácio de Sá.
Na tarde desta quinta-feira (02), acontece um desfile de modas e apresentação de talentos (Terceira Idade), oficina de culinária, (Nutrição da Catan/UFRJ) e curso de corte e costura (Cetep). “A prefeitura tem o compromisso de oferecer projetos que visem promoção emocional e social à terceira idade em consonância com a Política Nacional do Idoso. Estamos cumprindo e propondo políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e qualidade de vida”, sintetizou a subsecretária do Idoso, Catarina Sousa.