logo

Prefeitura comemora quatro anos de atuação do Cetep

06/08/2012 10:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo

Mais de dez mil pessoas já fizeram os cursos do Cetep

Oferecer oportunidade em cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento para os moradores de Macaé. Essa é a proposta do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação de Macaé, que completa neste final de semana, quatro anos de atuação.

Em 2007, o Cetep era da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e funcionava como Escola de Informática onde funcionários voluntários ministravam cursos. Foi em 2008 que as atividades do Cetep foram ampliadas com a execução de um dos projetos do Programa de Desenvolvimento Social para Macaé e Região (Prodesmar). Cerca de 50 cursos são oferecidos por mês com duas mil vagas.

Nesses cinco anos de existência o Cetep proporcionou mudanças significativas na vida de diversas pessoas, principalmente nas que conseguiram emprego ou foram promovidas promovido após conclusão dos cursos. Várias pessoas foram aprovadas em concursos públicos na área da saúde como Auxiliar de Laboratório de Análise Clinica e Auxiliar de Saúde Bucal e outras procuram o Cetep em busca de documentação para comprovarem títulos em concursos público. Nesses quatro anos de existência, o Cetep emitiu mais de 18.000 certificados em cursos profissionalizantes, de qualificação, aperfeiçoamento e também de especialização como foi o caso do (Enfermagem do Trabalho).

- O desafio agora é a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação na área industrial onde precisamos firmar parcerias para a realização da parte prática dos cursos, disse a secretária de Educação Marilena Garcia, que iniciou a retomada do convênio com o IFF – Instituto Federal Fluminense, antigo CEFET, para cessão das oficinas de Solda e Caldeiraria para aulas práticas.

Montador de Andaimes, Inglês, Informática, MS Project, Autocad, NR-10 e Técnicas básicas de Administração e Logística estão entre os cursos mais procurados. No momento, o Cetep tem unidades nos bairros Malvinas, Barreto, Sol y Mar, Ajuda, Botafogo, Imbetiba, Novo Cavaleiros, Nova Holanda e Aroeira. As salas de aulas das escolas municipais são usadas para cursos do Cetep, além de locais parceiros como Casa do Caminho, Pousada da Cidadania, Fábrica de Cidadania, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD), Centro de Convivência do Idoso, e Escola de Qualificação.

Entre as realizações do CETEP estão: executor do Prodesmar parceria com a Petrobras, FIRJAN com cursos de Informática Básica, Inglês, Espanhol e Pré-Enem; Programa Escola em Ação (parceria entre a Odebretch, Instituto Crescer, Unesco e Educação), que este ano teve o curso de Corte e Costura para a comunidade das Malvinas com foco no empreendedorismo e geração de renda; certificação para a Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro com o curso de Primeiros Socorros para as crianças e adolescentes atendido pelo Projeto de Canoagem Remando para o Futuro que aconteceu em Glicério; Realização do Programa Macaé mais Feliz coordenado pelo Gabinete da Vice-prefeita e Secretária de Educação Marilena Garcia que promove cursos profissionalizantes da área da Construção Civil para mulheres. São os cursos do Pereirão, que completou turmas de Pintor de Parede, Eletricidade Residencial e Assentador de Pisos e Revestimentos. Outra conquista foi a criação da Unidade CETEP Aroeira sob coordenação de Vanuza Sodré, com cursos na área de empreendedorismo e geração de renda; entre outras ações importantes como a criação do Projeto Banco de Currículos onde os alunos que terminam os cursos podem deixar seus currículos em contato com as empresas.

- Temos a certeza que contribuímos de alguma forma para o crescimento pessoal dos alunos que passaram pelo CETEP, pois para muitas pessoas só a oportunidade de se sentarem em uma carteira para fazer um curso, ou mexerem pela primeira vez em computador significou muito. E esta não é uma fala nossa e sim o relato feito constante por diversos alunos que nos procuram simplesmente para agradecer a oportunidade, destacou a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire.