logo

Prefeitura conclui instalação de redes de drenagem e calçamento de ruas no São Marcos

17/08/2007 15:04:47 - Jornalista: Izabel Monteiro

Situado na zona sul da cidade, o bairro São Marcos recebe obras de infra-estrutura urbana. Neste bairro, próximo à Lagoa de Imboassica e onde existem várias residências e condomínios, a prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Obras (Semob) concluíram a instalação das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto. A abertura de ruas também está concluída, ligando a parte alta à parte baixa do bairro, que tem saída em direção à Rodovia Amaral Peixoto.

Com oito metros de largura e 600 metros de extensão, uma das ruas desce da parte alta do São Marcos e contorna a área onde a prefeitura vai construir, na segunda fase de obras neste bairro, uma praça e área de lazer. Além dessa rua, a prefeitura concluiu outras ruas, ligando essa área mais baixa às ruas que descem o bairro. As ruas têm meios-fios e são calçadas com paralelepípedos.

- Como vem acontecendo em outros bairros, localizados em áreas de periferia, a governo Riverton Mussi direciona seu atendimento também para essa zona da cidade, visando a melhoria da qualidade de vida da população, com obras de infra-estrutura urbana – diz o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos.

Com a conclusão da rede de escoamento do esgoto da região, a prefeitura iniciará a construção de elevatória com filtro anaeróbico, que vai bombear o esgoto para um ponto mais alto e para a ETE do Mutum, em área localizada nas proximidades da Lagoa de Imboassica, cujas obras serão iniciadas pela prefeitura.

O canal de drenagem que passa na localidade foi limpo pela Semob e vai receber as águas pluviais. A pequena lagoa natural, de nascente, que existe na localidade, será preservada, com limpeza e alargamento da lâmina d’água. Também está preservada pequena área de vegetação de Mata Atlântica.

Concluída a instalação das redes e calçamento das ruas, a prefeitura vai finalizar o projeto de construção da praça e da área de lazer no bairro. A praça urbanizada ficará em grande área no centro do terreno. Além da praça, o bairro contará com área de lazer, quadra de esporte e campo de futebol.

O secretário Tadeu Campos ressaltou a importância da preservação da área da Bacia de São Marcos, importante para o escoamento natural do bairro.

- Essa grande área da Bacia do São Marcos precisa ser preservada. Conta com um pequeno banhado natural e área remanescente de Mata Atlântica. É área importante para o escoamento natural do bairro e, por isso, a prefeitura vai construir aqui uma praça e área de lazer para a população – disse Tadeu Campos.

A primeira fase das obras no São Marcos têm investimento de R$ 1,45 milhão. As redes de drenagem de águas pluviais, com manilhas de um metro de diâmetro, e de esgoto , com manilhas de 400 milímetros, atendem a todo o bairro. Foram direcionadas à bacia do São Marcos que sofre alagamento em época de chuvas. Essas redes foram construídas para atender a todo o bairro, tanto às residências situadas na subida e descida, quanto aos condomínios.