A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras, continua as obras na rua principal da Nova Holanda, instalando as redes de esgoto e de águas pluviais, em substituição à rede antiga. No local, são colocadas manilhas de 1000 milímetros, reforçadas e com vida útil de 30 a 40 anos, como informa o secretário de Obras, Tadeu Campos.
A rede antiga, com manilhas de ferro de 300 milímetros, não agüentava mais efetuar o escoamento do esgoto e das águas pluviais, além disso, estava subdimensionada para acompanhar o crescimento do bairro e colocada quase sob o calçamento da rua, causando problemas com o trânsito intenso de entrada ao bairro. A nova rede é mais funda, com manilhas mais fortes e com maior diâmetro para facilitar o escoamento do esgoto e das águas pluviais, melhorando a drenagem do bairro.
Dentro de mais uma semana, toda a rede de drenagem da Nova Holanda estará concluída e a Semob vai iniciar a colocação da rede sob a Avenida Amaral Peixoto e, depois, do outro lado da pista, para coletar o esgoto e as águas pluviais dos bairros Fronteira e Barra de Macaé.
- Ao concluirmos a instalação dessa rede, que exige um cuidado intenso para evitar complicações na rua, que é estreita, vamos abrir a Amaral Peixoto para instalar a nova rede de drenagem, visando coletar a Fronteira e parte da Barra de Macaé. Esse será um trabalho que vai requerer mais tempo, para não causarmos transtornos na rodovia, que tem grande movimento de veículos durante o dia. Nossa idéia é abrir um lado da pista, concluir a rede e abrir o outro lado, para então iniciar o trabalho do outro lado da Amaral Peixoto – disse o secretário.
Outras ações da prefeitura na Nova Holanda
A Nova Holanda é mais uma localidade da periferia a receber a atenção da prefeitura de Macaé. Além da instalação da rede de drenagem na rua de entrada do bairro, para solucionar alagamento nas proximidades do Ciep, a prefeitura, através da Semob, está construindo rede de drenagem de águas pluviais e de esgoto em ruas Aurélio Cristiano da Silva, 10 e 11 e Medeiros, periféricas ao Ciep.
A drenagem dessa pequena micro-bacia visa solucionar o problema de alagamento nas ruas que se situam próximas à escola. Além de drenar, a Semob vai construir novo muro em torno da escola, refazer as calçadas e a pavimentação das ruas abertas para o trabalho de construção das redes de esgotamento sanitário e de drenagem.
Mantendo o que vem sendo feito em toda a cidade, as redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto serão separadas e com os PV (poços de visita) reforçados para evitar recalques, que criam bolsões de água.