As obras na pista da Linha Verde fechada para o trânsito de veículos foram concluídas pela prefeitura e o trecho será liberado para o tráfego, quando for finalizada a pintura da ciclovia. As obras, segundo informações da secretaria de Obras (Semob) e da empresa responsável pelo trabalho, foram demoradas, porque a pista foi toda reconstruída. Outra causa do atraso foi a quantidade de chuva que caiu no município no final de 2007 e início de 2008.
O novo recapeamento dessa via foi iniciado em junho de 2007, sendo interditada uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira e liberado o tráfego em mão dupla no outro lado da pista. As obras na Linha Verde fazem parte do pacote de revitalização dessa via que, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade. As obras têm orçamento de R$ 29 milhões.
Com base em análises e sondagens do solo, a prefeitura concluiu que a Linha Verde teria que ser refeita. A via foi construída há, aproximadamente, onze anos, pelo governo do Estado. Foi construída em área alagada e não foi preparada para a grande utilização que tem hoje. Por ela, segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes, Mactran, passam cerca de sete mil veículos por dia e grande parte deles são carretas em direção às empresas situadas no Parque de Tubos, ou em direção à BR-101 ou municípios do Norte Fluminense, em sentido contrário. A Linha Verde tem extensão de quatro quilômetros de cada lado, totalizando oito quilômetros.
Via não foi preparada para a demanda de tráfego pesado
De acordo com os engenheiros responsáveis pela fiscalização das obras, quando a Linha Verde foi construída, há mais de dez anos, não havia uma demanda grande em função do trânsito pesado. Com o crescimento de Macaé nos últimos anos e com o aumento do número de empresas que vieram para o município para atender à Bacia de Campos, essa via passou a ser uma opção de trânsito não só para veículos leves, mas para carretas pesadas que atendem às empresas situadas no Parque de Tubos. “Por essa razão, pelo aumento da demanda, a pista começou a apresentar problemas no leito, necessitando de obras que atendam à demanda atual e futura”, disse o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker.
A prefeitura optou por dar a essa importante via de tráfego um tratamento visando o aumento expressivo de carga, com ações feitas dentro de técnicas recomendadas pelo projeto. Essas ações envolveram troca de solo, com utilização de material de melhor qualidade, preparando a base e a sub-base da pista para que a Linha Verde possa suportar carga de até 40 toneladas, que é o máximo permitido por lei, como acontece nas rodovias.
- Sabemos que as obras viárias urbanas causam transtornos para a população, mas as intervenções na Linha Verde foram realizadas visando o bem estar futuro dos usuários dessa via de tráfego. Já foram feitos testes na parte concluída, que mostraram a boa drenagem da pista - falou o secretário Mário Bucker.
Em relação ao atraso das obras causado pelas chuvas freqüentes, o secretário lembrou que “terraplanagem não se faz com chuva. Um dia de chuva representa quase sempre três dias de atraso nas obras”, falou.
O trecho pronto da Linha Verde já recebeu sinalização horizontal. A ciclovia, construída em toda extensão da pista, do lado do canal, está pronta e será pintada. A Mactran vai instalar na via uma lombada eletrônica ou radar para fiscalização de velocidade.
Obras na Linha Verde continuam
Mesmo com a conclusão dessa pista, as obras na Linha Verde continuam. A prefeitura já iniciou as ações no trecho da via situado entre o trevo da Rua Aloísio Gomes até o bairro da Glória. Quando esse trecho estiver concluído, será iniciada a reconstrução da outra pista da Linha Verde.
O secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi lembrou a importância da Linha Verde, na melhoria do trânsito na cidade, já que essa via faz parte do arco viário do município.
- Nosso cuidado com as obras nessa importante via, que faz parte do arco viário do município, é grande, porque com a abertura da Avenida Industrial, cujas obras a prefeitura está realizando, os motoristas usarão essa Avenida, a Linha Azul e a Linha Verde para chegar às empresas no Parque de Tubos e também à Rodovia Amaral Peixoto, em direção às cidades da Região dos Lagos. O objetivo da prefeitura é que as carretas utilizem essas vias de tráfego, evitando o trânsito pesado na Barra de Macaé e centro da cidade – falou o secretário Adrian.
De acordo com informações da Semob, embora não faça parte da Linha Verde, o trecho situado entre a Rua Aloísio Gomes e a Avenida de subida para as firmas, no Novo Cavaleiros, também será recuperado. “O projeto de pavimentação desse trecho já está pronto e a obra será realizada”, concluiu Mário Bucker.