logo

Prefeitura conclui obras em escolas

27/01/2006 16:03:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé está se preparando para receber, no próximo dia 7 de fevereiro, crianças, adolescentes e adultos que já freqüentam as escolas da rede municipal e também aos quase quatro mil novos alunos que já efetuaram suas matrículas este ano. Ao todo, serão quase 50 mil alunos que as escolas municipais estarão recebendo no ano letivo de 2006.

Para receber esse contingente de estudantes, a Secretaria de Obras (Semob) está efetuando os retoques finais em duas grandes escolas: a Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, situada na Rua Francisco Portela, Centro, e a nova Escola Municipal de Ajuda. Além disso, a secretaria está construindo 57 novas salas de aula em todo o município, efetuando reparos em escolas da rede.

Também estão sendo feitas obras de reparos no antigo Colégio São José, que foi alugado pela prefeitura e que, a partir desse ano, passa a fazer parte da rede municipal. O colégio está recebendo nova pintura, limpeza geral e pequenos reparos, se preparando para receber aos alunos macaenses.

Segundo informações do secretário de Obras, Tadeu Campos, as escolas Maria Isabel Damasceno Simão e a da Ajuda serão entregues à Secretaria de Educação até o dia primeiro de fevereiro, já que as obras estão concluídas, faltando apenas pequenos retoques e limpeza. As duas escolas já estão sendo mobiliadas para funcionarem no início do ano letivo.

A Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão conta com 26 salas de aula, com capacidade para atender a 1.040 alunos por turno. Esta escola atenderá a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e também do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Além das salas de aula, que ficam nos pavimentos superiores, a escola contará, no térreo, com estacionamento, acesso coberto, recepção, protocolo, sanitários, onze salas, gabinete e secretaria. Contará também com laboratório, biblioteca e quadra esportiva.

Sobre a escola da Ajuda, Tadeu Campos informou que ela será a maior escola municipal de Macaé, com três mil metros quadrados somente de área construída - fora a área externa. Vai atender alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e terá dois pavimentos. No térreo, serão três salas de aula, secretaria, sala de professores, diretoria, sanitários, hall, depósito, biblioteca, refeitório, cozinha, almoxarifado, rampa de acesso ao primeiro pavimento, varandas, piscina e pátio. No primeiro pavimento, mais salas de aula, sala de coordenação, de informática, de preparo e sanitários e dois laboratórios.

Sobre as 57 novas salas de aula que estão sendo construídas, o secretário informou que as construções estão em ritmo acelerado e que algumas já estarão concluídas antes do início das aulas e as demais, em cerca de 30 dias. Ao todo, 10 escolas estão ganhando novas salas de aula, entre elas a Escola Municipal Crhistos Jean Kousoulas, na Nova Holanda, com novas quatro salas. Também receberão novas salas de aula as escolas municipais Jacira Tavares Duval, no Novo Cavaleiros (quatro salas); Sol y Mar (quatro salas); Creche Escola Mai, na Fronteira (oito salas); Pré-Escolar, no Aeroporto (seis salas); José Calil Filho, no Barreto (quatro salas); Engenho da Praia (10 salas); Balneário Lagomar (cinco salas); Anexo Balneário Lagomar (seis salas) e Córrego do Ouro (duas salas).

A Semob efetuou também pequenas reformas e pintura e escolas situadas na região serrana, tudo visando receber bem o aluno.