logo

Prefeitura conclui praça ecológica no Mirante da Lagoa

02/04/2008 10:43:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Dentro de no máximo três meses, os moradores do bairro Mirante da Lagoa receberão da prefeitura de Macaé uma praça e área ecologicamente corretas, que estão sendo construídas pela secretaria executiva de Obras (Semob), no centro do bairro, em um espaço de cinco mil metros quadrados. Na construção da Ecopraça do Mirante, a prefeitura investe R$ 1,45 milhão e atende a antiga reivindicação dos moradores do bairro.

O projeto da praça, elaborado pelos arquitetos Rodrigo Pyramides e Rosane Dias, foi feito em parceria com os moradores, depois de várias reuniões na localidade. Nessas reuniões, os moradores do Mirante colocaram o desejo de ter um espaço diferenciado, uma Ecopraça, voltada para a ecologia e a preservação ambiental, com utilização de materiais, técnicas e tecnologias ambientais.

A Ecopraça está situada na esquina com a Rua Laurentino Tavares dos Santos, antiga W21, onde já existia uma praça, que necessitava de reformas. Conhecendo o projeto e atendendo aos moradores, o prefeito Riverton Mussi determinou o início da construção da praça.

Segundo informou o engenheiro Maurício Falcão, o período de fortes chuvas no município no final de 2007 e início deste ano, atrasou um pouco as obras, principalmente na execução do lago e na construção do prédio que vai abrigar o centro comunitário. O prédio será circundado por um espelho d’água e contará com banheiros, um quiosque, um grande salão para reuniões da comunidade e um terraço.

- O lençol freático da área é muito baixo e as chuvas atrasaram um pouco as obras, mas já estamos em fase de conclusão, com instalação do sistema de esgoto e o de reaproveitamento das águas pluviais. As outras estruturas já estão prontas. Após a conclusão do prédio, será feito o paisagismo da área e a praça estará concluída para ser entregue aos moradores – disse o engenheiro Maurício.

A ECOPRAÇA

A área não será cercada e as árvores ali existentes foram preservadas. A quadra poliesportiva e a arquibancada já estão prontas. Toda a praça, fora os canteiros, receberá blocos na pavimentação. Canteiros, com meios-fios, protegem as árvores. A praça conta com área para práticas de exercícios, com aparelhos de ginástica. Os dois playgrounds, sendo um para crianças de zero a cinco anos e outro para crianças maiores, já receberam os brinquedos em madeira tratada. A madeira e as pedras utilizadas têm certificado ambiental. Serão plantadas árvores da Mata Atlântica e de restinga em área ajardinada.

A praça terá uma mini-estação de tratamento de esgoto para o centro comunitário e três cisternas para receber água da Cedae. Outra cisterna de 7000 litros vai captar água de chuva para alimentar o espelho d’água e irrigar os jardins. Uma outra cisterna, com 1.250 litros, captará água de reuso, para abastecer os sanitários.

.