Com a conclusão das obras na Rua Água Marinha, no Sol y Mar, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras, concluiu a primeira fase das obras de macro-drenagem na Ayrton Senna. Mas as obras vão continuar, informa a Semob. Após a conclusão da primeira fase deste projeto que vai beneficiar vários bairros localizados nas imediações da Ayrton Senna e tão logo aconteça a licitação do projeto, será iniciada a segunda fase do projeto.
Segundo informações da Semob, para a segunda fase estão previstas intervenções da Télio Barreto, com triplicação da elevatória ali localizada. O projeto prevê também a abertura de um canal para escoamento e drenagem das áreas localizadas nas proximidades das Sendas e passando pelo Parque da Cidade, com ligação ao Canal da Fábio Franco. Além disso, será feita a revisão nas redes de drenagem e de esgoto de ruas que desembocam neste canal e intervenções nas pontes do canal, para acabar com os estrangulamentos no escoamento, entre outras obras.
Na primeira fase, que está em fase de conclusão, a Semob desobstruiu trecho da linha de drenagem que estava interrompida e iniciou intervenções em ruas que desembocam na Ayrton Senna, como nas Ruas Argentina e Água Marinha. As ações realizadas foram: refazer e ampliar a rede de drenagem, separar a rede de esgoto da de drenagem, construir elevatórias, instalar bombas de drenagem e trocar ralos e, ainda, refazer o calçamento e o passeio das ruas onde o serviço foi realizado.
Entre os barros beneficiados com o Projeto de macro-drenagem estão o Visconde de Araújo, Sol y Mar, Novo Horizonte, Campo do Oeste e Riviera Fluminense, que são comunidades com grande número de moradores e que têm áreas localizadas abaixo do nível do mar, sofrendo constantes alagamentos quando chove mais forte em Macaé. Para solucionar este problema é que a prefeitura desenvolveu estudos que culminaram no Projeto de macro-drenagem, que vai beneficiar também outros locais da cidade.