A noite desta quinta-feira (18) marcou, com festa e meditação, os usuários do serviço de acolhimento temporário da Prefeitura de Macaé. A confraternização de Natal da Pousada da Cidadania reuniu mais de 50 pessoas com manifestações de alegria que o espírito natalino propõe.
Acompanhada dos subsecretários Catarina Souza (Idoso), Rodrigo Leão (Juventude) e Patricia Mendonça (Desenvolvimento), a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, prestigiou o evento ocorrido nas novas dependências da Pousada, situada na Rua Orlando Tardelli, 206, no Jardim Bela Vista (próximo ao Campo D’Oeste, na parte alta). O prédio de cinco pavimentos, que em breve será inaugurado pelo prefeito Dr. Aluízio, possui amplas dependências - 21 suítes, refeitório e salas de atendimento, além de uma grande área para o plantio de hortifrutigranjeiros.
Os participantes apreciaram o coral da Pousada, formado pelos assistidos, que apresentou um repertório exclusivo de músicas natalinas. Vídeos com mensagens sobre o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo foram vistos por todos. A coordenadora e assistente social Ana Darcia, destacou a finalidade da festa natalina.
- Nossa meta é proporcionar alegria e motivar nossos assistidos a resgatar os bons sentimentos inspirados neste período. Este é um momento de emoção, somado à conquista deste espaço, que vem dar mais dignidade aos usuários do serviço de acolhimento, que passam por aqui e recebem cuidados e orientações para se reinserirem na sociedade -, ressaltou, agradecendo a colaboração dos voluntários e funcionários pela decoração, confecção da ceia e o brilhantismo da festa.
Para o bombeiro hidráulico e eletricista Fernando Paula, de 60 anos, que está na pousada há quase um ano, a confraternização natalina foi muito boa. “Foi bacana porque mexeu com nosso coração e nos trouxe alegria”. Ele conta que chegou à pousada quase sem enxergar por causa de uma catarata que só lhe permitia ver de perto. Já operou, mas ainda está em tratamento. “Aqui todos me consideram como o ‘leitor’ da casa, isso porque, para passar o tempo leio muito. Já li quase toda a coletânea de Jorge Amado, os contos de Agatha Christie e outras literaturas”.
Centro Pop - A população em situação de rua atendida no Centro POP também se reuniu para se integrar neste período. Na tarde de quarta-feira (17), cerca de 50 pessoas em situação de rua que são atendidas pelo Município viveram momentos de descontração com a confraternização de natal, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Social e com a parceria de entidades que integram a rede Socioassistencial de Macaé.
Na oportunidade houve distribuição de presentes (sandálias) e sorteio de kits de perfumaria. Durante encontro foi oferecido um lanche coletivo para todos os presentes.
Segundo a coordenadora do Centro Pop, Elizabeth Telles, tudo foi feito com muito carinho para proporcionar aos usuários do serviço um momento de meditação sobre o nascimento de Cristo, que culmina nos próximos dias. “A ideia principal da confraternização com a população em situação de rua foi a de promover um momento de reflexão e de solidariedade com essas pessoas, principalmente, neste período quando muitos irão sentir falta de suas famílias”, disse, completando que alguns se emocionaram por receberem uma atenção especial e se sentirem acolhidos, com plenos direitos de cidadania.