Prefeitura continua agindo contra efeitos da ressaca

09/08/2006 18:29:40 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura, através da Secretaria de Obras, começou nesta quarta-feira a colocar pedras – todas de 300 a 500 quilos – na área da Barra, atingida desde o início da semana pela ressaca do mar. As pedras, de acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, vão formar uma parede de proteção para conter as batidas das ondas. “Fizemos esta intervenção para garantir maior segurança para os moradores, mas hoje o mar está mais calmo”, disse o secretário.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está desde terça-feira atendendo as famílias que tiveram suas casas atingidas, transferindo-as para a Pousada Brisa da Costa, ou para casas de parentes. “A intenção é tirar todas das famílias da casas que apresentem algum tipo de risco”, disse o coordenador da Defesa Civil, tenente Eric Schueler, que está monitorando a situação 24 horas.

A prefeitura aguarda esta semana a visita de um especialista do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária, que tem estudos sobre correntes marítimas e marés, para ver qual a melhor solução para amenizar o problema. Na próxima sexta-feira, virão a Macaé pesquisadores da Coope/UFRJ , que também farão estudos no local.